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Paulo Nakano, gerente de experiência do cliente da Serasa

Serasa estimula inclusão financeira com negociação de dívidas em Libras

Videochamada com intérprete possibilita acesso em tempo real à central de atendimento do birô de crédito 

A Serasa anunciou o fortalecimento de canais para atender consumidores com deficiência auditiva. Em parceria com a Icom, plataforma especializada em Língua de Sinais, a central já prestou suporte a mais de 400 pessoas desde o início do ano, oferecendo tradução simultânea e soluções personalizadas para serviços financeiros. A tradução simultânea por videochamada funciona através de intérpretes da Icom habilitados a fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento. A plataforma permite atender o cliente surdo no seu próprio idioma em tempo real.

Mais de 70% dos atendimentos realizados estão relacionados aos temas de renegociação de dívidas e pontuação score. “Os principais temas abordados nas chamadas indicam uma busca crescente por uma jornada financeira mais consciente, com o objetivo de quitar pendências e melhorar a relação com o mercado de crédito. Os atendentes são especialmente preparados para orientar esse processo de forma didática e segura”, afirmou Paulo Nakano, gerente de experiência do cliente da Serasa.

Dia Nacional do Surdo

A data de 26 de setembro, que comemora o Dia Nacional do Surdo, foi oficializada no Brasil em 2008, pelo Decreto Lei 11.796, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, com perfis amplamente diversos e parte deles usa a Língua de Sinais para se comunicar.

De acordo com Nakano, a central especializada em Libras é um marco para a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência auditiva na gestão de suas finanças. “Através de videochamadas com intérpretes, o suporte não só facilita o entendimento dos serviços, mas também promove soluções práticas, como a renegociação das dívidas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a acessibilidade para todos os consumidores”.

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