Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk

O WhatsApp como canal-chave para alavancar os negócios

Estudo CX Trends 2023 mostra que 67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras

No Brasil, o WhatsApp tem se tornado o protagonista quando o assunto é comunicação entre empresas e clientes, como mostra o CX Trends 2023, levantamento realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. O estudo descobriu que 61% dos consumidores online preferem utilizar o canal para falar com as empresas durante uma compra e 67% confiam ou confiam totalmente no app para fazer uma compra.

Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, a popularidade e os recursos versáteis fazem com que o WhatsApp se torne cada vez mais uma poderosa plataforma de interação. “As empresas conseguem enviar mensagens personalizadas, oferecer recomendações com base nos interesses individuais e estabelecer um relacionamento próximo com cada cliente. É uma forma eficaz de fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços e até mesmo oferecer suporte pós-venda. Essa conexão cria um ambiente propício para a tomada de decisão de compra.”

Ainda quando questionados sobre os meios mais utilizados para receber promoções de marcas, o WhatsApp também foi destaque, sendo o favorito de 38%, ficando atrás apenas do Instagram (59%) e E-mail (42%). A gerente de marketing e produtos da KingHost, Lívia Lampert, exemplifica: “você pode aproveitar o canal para redirecionar o seu público para determinada ação e ainda manter a audiência engajada com envio de códigos promocionais ou landing page da campanha. A empresa pode promover campanhas  mostrando seus produtos ou serviços com mais detalhes, o que pode ajudar na conversão”.

Ricco ainda destaca sobre a integração com os bots. “Com o atendimento automatizado, os clientes recebem respostas rápidas, oferecendo informações instantâneas sobre produtos, preços, disponibilidade e outras dúvidas comuns. Além disso, após a finalização da compra, com o auxílio da tecnologia é possível enviar mensagens de acompanhamento para garantir a satisfação do cliente e fornecer suporte adicional, se necessário”. Já Lívia afirma que o WhatsApp ajuda a construir relacionamentos duradouros e aumenta as chances de recompra no futuro: “É importante lembrar que a tecnologia está aqui para nos apoiar e ajudar a deixar os processos mais eficientes e otimizados. Certifique-se de que haja sempre uma opção para que os clientes possam entrar em contato com uma pessoa real caso necessitem de suporte adicional ou tenham perguntas mais complexas”.

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