Relatório da Alloyal indica que 9 em cada 10 donos de programa de fidelidade pretendem usar IA no futuro
A Alloyal anunciou o lançamento do “Loyalty Trends 2025”, que revela as principais tendências que devem impulsionar o mercado de fidelização em 2025. O relatório, que reúne especialistas, grandes players e depoimentos de cases reais, indica a demanda crescente da inteligência artificial, da gamificação, da personalização de experiências e das parcerias estratégicas para a construção de um futuro mais promissor para as empresas e seus consumidores.
De acordo com o compilado da Alloyal, a inteligência artificial, que vem avançando nos últimos anos, deve estar entre os maiores pilares para a evolução das estratégias de fidelização nos próximos anos. O levantamento traz um dado do “Global Loyalty Report 2025” da Antavo que destaca a preferência de 39,6% dos consumidores que têm interesse em aderir a programas de fidelidade caso esses utilizem IA. Além disso, 9 em cada 10 donos de programas de fidelidade pretendem usar IA no futuro. Atualmente, quem já utiliza aplica em suporte ao cliente (62,8%) e melhorias no programa 56,2%).
As recompensas em experiências também aparecem como uma das maiores tendências para 2025, segundo especialistas. As marcas devem oferecer experiências mais customizadas, trazendo uma forte proposta financeira para atrair consumidores, criando conexões em suas jornadas de compra e fidelização. De acordo com o levantamento, 69,8% dos consumidores aderem ao programa de fidelidade para ganhar recompensas, descontos ou dinheiro de volta.
“O ‘Loyalty Trends’ já tem se consolidado como um verdadeiro guia para quem atua em nosso segmento e deseja se diferenciar de seus concorrentes. Por meio desse material, conseguimos dar um norte para os profissionais e empresas que entendem a força e relevância da fidelização dos consumidores”, comenta Aluísio Cirino, CEO e fundador da Alloyal.
A colaboração entre empresas para ampliar o alcance das estratégias de fidelização também é uma das apostas para o ano. As parcerias entre marcas diferentes de diversos setores poderão oferecer ao consumidor um ecossistema mais amplo de recompensas, criando uma rede de benefícios que vai além do que cada empresa poderia oferecer individualmente. De acordo com a pesquisa, 32% das marcas estão explorando as colaborações para oferecer benefícios únicos e exclusivos entre as marcas, expandindo o alcance e enriquecendo as opções de fidelidade dos clientes.
Por fim, dados do “Loyalty Program Trends 2025”, da Open Loyalty, indicam que gamificação e personalização e foco no pós-venda devem ser prioridades para as empresas. Isso porque, com o crescente desejo de experiências cada vez mais dinâmicas e imersivas, a gamificação se consolida como uma estratégia essencial para manter o engajamento do cliente. Neste ano, 45% das marcas planejam investir em mecânicas semelhantes a jogos para aumentar o engajamento de maneira divertida. Este movimento cria uma comunidade de consumidores mais fiel e comprometida com as marcas.
Junto com as estratégias de gamificação, a personalização será o maior foco de investimento, com 45% das empresas apostando que essa estratégia será essencial para aumentar o engajamento e a retenção. Além disso, 8 em cada 10 clientes preferem comprar de marcas que oferecem personalização de recompensas. O pós-venda também deve ganhar força, porque cerca de 60% das empresas terão como foco principal aumentar o valor de vida do cliente.