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Clientes em perigo!



Todo cliente buscar por meio de produtos ou serviços atender uma necessidade (latente ou aparente) em suas vidas. E uma venda nada mais é do que uma necessidade atendida em troca de uma remuneração Isto acontece desde o antigo escambo até hoje com recursos financeiros. Quanto mais necessidades atendidas, maiores as vendas. Para que este engrenagem funcione as empresas buscam aprimorar as estratégias e formas de atendimento, fazendo com que seja percebida pelo mercado como aquela que irá atender as necessidades com a melhor qualidade e custos. Muito se é investido em como conseguir isto! Vários tipos de pesquisas de mercado, programas de relacionamento, publicidade em veículos de forte atuação, estão continuamente buscando estas informações para que empresas se adéquem ao mercado.

Posto isso, imagine agora um mercado de alto consumo e com crescimento assustador ano pós ano! Ele existe. E as empresas desse segmento estão se aprimorando a cada dia. Já oferecem para os consumidores várias facilidades que os fidelizam, crescendo incontrolavelmente as vendas.  E com uma margem de lucro altíssima! Entre estas facilidades disponibilizadas pelas empresas desse mercado, temos:

– atendimento personalizado (conhece o cliente pelo nome e em muitos casos pelo apelido);
– 24 horas e sem intervalos;
– serviço de entrega/delivery;
– pontos de venda de fácil acesso e conhecidos pelos clientes;
– estacionamento próprio com manobristas;
– locais para o consumo, caso consumidor tenha pressa;
– aceitação de todo tipo de meio de pagamento;
– sigilo absoluto.

Estas empresas estão prosperando devido ao modelo de atendimento prestado. Elas identificam o que os clientes precisam para consumir mais e disponibilizar imediatamente. Outra pratica adotada é responsável pela melhoria no atendimento. Estas empresas dão preferência em contratar funcionários que um dia já foram ou que são clientes e com isso, conhecendo os hábitos de consumo, implantar a cada dia novas facilidades para capturar mais clientes.

As empresas desse mercado ao qual me refiro deveriam ser exemplos de estratégias vencedoras, mas infelizmente estamos falando da venda de drogas. Isto mesmo, esse comércio já virou um negócio e sua capacidade de entender os clientes o faz cada vez mais forte.

Não quero pegar pesado ou fazer sensacionalismo, apenas mostrar a você, meu amigo, que até nos piores exemplos existem mercados onde conhecer os clientes e atendê-los faz muita diferença. Identificar as necessidades e facilidades que podem fazer seus produtos cheguem aos seus clientes. Utilizar o conhecimento do seu cliente para melhorar a potencialidade de atendimento é uma grande estratégia para conseguir atendê-los melhor.

Marcos Fabio Mazza, gerente de projetos de integração Supply & Business na Syngenta.

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