Objetivo no jogo de xadrez é ganhar colocando o rei adversário em uma situação de “xeque-mate”, sem saída. Para que isto ocorra, cada participante adota estratégias ou caminhos que permitirão este resultado.
Mas, para isso, quais estratégias adotar? Como em uma guerra, temos ataques frontais, enfrentando o exército inimigo de frente, e ataques pelos flancos, aqueles que comem pelas beiradas, a força da cavalaria aliada, uso das torres como proteção e principalmente para os principiantes, uso dos super poderes da Rainha para desbancar o pobre Rei que só anda uma casa por vez.
Pensando na sua empresa, responda:
1. Qual ou quais os seus objetivos e suas estratégias de curto, médio e longo prazo?
Lembre-se: objetivos são os resultados a serem buscados e as estratégias são o como, e você e seus colaboradores irão alcançá-los. Sem objetivos e sem estratégias definidas, sua chance de sucesso é limitada. Se é o caso da sua empresa não adianta partir para novas iniciativas. Volte para a sua empresa imediatamente e identifique aonde querem chegar (objetivos) e como pretendem ir (estratégias).
Não importa se o objetivo da sua empresa é “dominar o mundo”, como as empresas americanas ou “crescer com lucros calculados”, conforme as organizacões europeias ou seguindo o modelo das empresas chinesas e indianas “eu faço melhor e mais barato”, ou ainda se tens o pensamento de “se o presidente não atrapalhar eu chego lá”, conforme o jeito brasileiro – as empresas sempre têm como objetivo principal ter receitas maiores e custos menores.
O número de vezes desta relação ou o valor do “X” depende de quanto eficiente você é nas estratégias adotadas e nas pessoas que a fazem acontecer. Se estiver em seu ambiente de trabalho, pare de ler, levante a cabeça, olhe em volta e veja os responsáveis para atingir e superar os objetivos propostos – seus colaboradores.
O maior patrimônio ou a maior vantagem competitiva de uma empresa está em seus funcionários e isto não da pra ser copiado.
Feche os olhos e reflita:
1. Como estamos tratando este patrimônio em minha empresa?
2. Temos Colaboradores comprometidos com o sucesso da empresa ou funcionários desempenhando suas funções? Por quê?
3. Investimos mais na preparação das pessoas ou nas festinhas e canetas?
4. Como são classificados capacitação e treinamento pelo departamento financeiro – custos ou investimentos?
Lembre-se que no Xadrez quem fica na frente do Rei são seus Peões e que sempre entregam sua própria vida para salva-lo! O Bispo vai correr a cavalo para se esconder com a Rainha na primeira Torre que encontrar!
Marcos,
Bom dia! Se todos tivessem a visão semelhante a sua, muitas empresas estariam lucrando ainda mais ou aquelas que acabam falindo, com certeza diminuiriam e muito as chances disso acontecer, com colaboradores comprometidos e tendo o negócio como se fossem “donos”.
Nota 10 para sua visão e comparação com o jogo de xadrez.
Um abraço
Cláudio