O Nome do Jogo
A convergência da informação, da transação e da comunicação, em uma única dimensão, constitui a essência do CRM.
Ela traz, em seu bojo, enormes oportunidades e desafios à capacidade das empresas no gerenciamento dos seus esforços de marketing e no desenho da estrutura de gestão dos seus clientes. Principalmente, à arte de elaborar estratégias que maximizem os ganhos sinérgicos no relacionamento com os seus públicos-alvos.
Tudo indica que os caminhos percorridos no desenvolvimento do CRM, entre nós, remontam a sua origem vinculada ao mundo da tecnologia. Longe de ser uma crítica, esta consideração é um reconhecimento. A profunda revolução que está ocorrendo no mundo do marketing foi criada, gerada e impulsionada pela área de tecnologia da informação. A dura constatação, para nós, profissionais de marketing, é que fomos surpreendidos e, por determinado tempo, ficamos a reboque desta revolução.
Lembra-se do mais emblemático clássico de marketing, a Miopia de Marketing do Theodore Levit? Pois é, aconteceu conosco. Foi o desenvolvimento tecnológico que impulsionou, e continua impulsionando, as empresas a praticarem o relacionamento rentável com os consumidores.
Agora que área de tecnologia teve a competência de fazer a bola redonda, está na hora do pessoal de marketing colocá-la no meio de campo e assumir o comando do jogo.
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O Nome do Jogo
A convergência da informação, da transação e da comunicação, em uma única dimensão, constitui a essência do CRM.
Ela traz, em seu bojo, enormes oportunidades e desafios à capacidade das empresas no gerenciamento dos seus esforços de marketing e no desenho da estrutura de gestão dos seus clientes. Principalmente, à arte de elaborar estratégias que maximizem os ganhos sinérgicos no relacionamento com os seus públicos-alvos.
Tudo indica que os caminhos percorridos no desenvolvimento do CRM, entre nós, remontam a sua origem vinculada ao mundo da tecnologia. Longe de ser uma crítica, esta consideração é um reconhecimento. A profunda revolução que está ocorrendo no mundo do marketing foi criada, gerada e impulsionada pela área de tecnologia da informação. A dura constatação, para nós, profissionais de marketing, é que fomos surpreendidos e, por determinado tempo, ficamos a reboque desta revolução.
Lembra-se do mais emblemático clássico de marketing, a Miopia de Marketing do Theodore Levit? Pois é, aconteceu conosco. Foi o desenvolvimento tecnológico que impulsionou, e continua impulsionando, as empresas a praticarem o relacionamento rentável com os consumidores.
Agora que área de tecnologia teve a competência de fazer a bola redonda, está na hora do pessoal de marketing colocá-la no meio de campo e assumir o comando do jogo.
Com a contribuição de Eduardo Souza Aranha