A Nortel Networks e a IBM pretendem comercializar uma seleção de software, hardware e serviços para que seus clientes possam contar com redes de dados e voz convergentes baseadas em padrões abertos, projetadas para oferecer gerenciamento simplificado e redução de custos de até 30%. Assim como preservar os investimentos já feitos e a qualidade do serviço.
Os planos da Nortel Networks e IBM prevêem a incorporação do software de infra-estrutura de e-business WebSphere e o software de banco de dados DB2, ambos da IBM, no portfólio de soluções Symposium Contact Center da Nortel Networks. Os sistemas eServer xSeries da IBM foram testados pela Nortel Networks e são compatíveis com as aplicações do Contact Center da Nortel Networks.
Estas atividades vão ampliar o relacionamento já existente entre a Nortel Networks e a IBM Global Services mediante a inclusão destes produtos VoIP integrados e baseados em padrões abertos da Nortel Networks. Isso viabilizará aplicações como a videoconferência via desktop, gerenciamento de mensagens via desktop para telefones, faxes e e-mails e telefones com software plug-and-play, como laptops.