A Alcatel e a Oracle anunciaram hoje a intenção de desenvolver e comercializar uma solução convergente de faturamento e cobrança. A solução será composta da ferramenta de cobrança em tempo real da Alcatel e oferecerá às operadoras de telefonia fixa e móvel uma arquitetura de elevada eficiência, que simplificará as operações e reforçará as capacidades de marketing e de respostas ao mercado.
A nova solução permitirá às operadoras oferecer o mesmo nível de serviço, independentemente do tipo de assinatura ou de acesso, para a convergência fixo-móvel, VoIP etc. No caso dos serviços móveis pré-pagos, por exemplo, o cliente poderá escolher entre receber uma fatura com todas as ligações efetuadas ou automaticamente recarregar a conta a cada mês. Um usuário pós-pago poderá solicitar em tempo real o custo de determinados serviços, como ligações internacionais, serviços de dados, etc.
Além disso, com a ferramenta de faturamento em tempo real da Alcatel e as aplicações E-Business Suite da Oracle, as operadoras terão condições de tomar decisões apropriadas quando os limites de consumo de um cliente forem atingidos, como por exemplo, notificar o usuário, suspender o serviço, aplicar uma taxa, permitir que o usuário acesse em tempo real o balanço da sua conta, etc.
A Alcatel oferecerá todas as facilidades de rede, incluindo diferentes tipos de acesso, aprovisionamento da rede, supervisão das sessões, mediações on-line e off-line, bem como produtos para a agregação do faturamento. Esta solução será pré-integrada ao E-Business Suite da Oracle e suas aplicações de CRM (Customer Relation Management) e EPR (Enterprise Resource Planning). A Oracle também planeja oferecer uma única e consistente aplicação para gerenciamento de dados, visualização de clientes e fluxos. Espera-se que esta solução pré-integrada execute também um procedimento de “ordem de pagamento” e inclua a ativação da rede inteligente da operadora (IN).
“Esta combinação permitirá às operadoras um aumento significativo nos seus negócios, capacitando-as a lançar novos serviços em curto espaço de tempo. Assim, poderão oferecer aos clientes um atrativo e dinâmico pacote e estes se beneficiarão de um serviço em tempo real,” declarou Lars Wahlström of Oracle, vice-presidente de Telecom & Mídia da Oracle para Europa, Oriente Médio e África.