Uma busca por novas oportunidades de negócios. É esse o motivador das recentes mudanças no comando e na direção das grandes empresas de contact center, na avaliação do consultor e diretor comercial da Contato Efetivo, Walter Coelho. “A busca por resultados, seja na manutenção, seja na alavancagem, faz as empresas de call center, principalmente as grandes, procurarem novas perspectivas e oportunidades de negócio”, coloca. “As grandes companhias têm perdido mercado para as novas empresas que trazem novas formas de se relacionar com os clientes e suas necessidades”, complementa.
Além disso, o cuidado e o receio em arriscar é um ponto relevante nessa decisão. “No fundo tudo começa e termina na área financeira. Geralmente o alerta vermelho vem dela. Estas atuais mudanças de direção foram tomadas com base nestes alertas. Falta criatividade na estratégia da operação e no planejamento financeiro quando pensamos em buscar oportunidades”, analisa Coelho.
O que se espera, na realidade, é a manutenção do market share e a satisfação dos acionistas, como indica o especialista. “Todas estas movimentações e mudanças estratégicas estão acontecendo porque o mercado está reagindo”, salienta. O fato é que se há mudança, é porque existe uma preocupação em melhorar o que já existe. “Isso só pode ser bom para o consumidor”, conclui.