A Anatel renova por mais um ano o contrato com a Teletech Brasil, subsidiária da multinacional americana Teletech Holdings, que provê serviços de terceirização e operação de centrais de atendimento ao consumidor, para realizar todo o atendimento à população no que diz respeito às principais dúvidas e reclamações sobre as operadoras de telefonia em todo o país. O atendimento via 0800 da Anatel (0800 332001), que teve início no dia 1º de setembro de 2001, registrou um aumento do grau de satisfação de usuários que utilizaram a central no último ano, conforme mostram os registros de agradecimentos espontâneos e de redução nos prazos de respostas às solicitações abertas referentes a reclamações, sugestões, pedidos de informações e denúncias. Até o mês de julho de 2002, foram registradas mais de 6 milhões de chamadas e 99% delas tiveram o efetivo atendimento. Neste prazo de um ano pôde-se verificar, também, uma acentuada melhoria no processo de interação com as empresas de serviços de telecomunicação, contribuindo, assim, para a melhoria dos serviços ao consumidor final. Outra novidade é que, este ano, a Anatel passou a ter um atendimento ao consumidor com recurso Voice Over IP, que transmite a voz sobre o protocolo internet. Além de toda a estrutura montada para o primeiro ano de atendimento à Anatel (2 centrais de atendimento – uma dentro das instalações da própria Anatel, em Brasília, com cerca de 60 profissionais especializados e outra na sede da própria TeleTech, com aproximadamente 200 funcionários
“O lançamento deste portal de voz, que ainda está em fase de testes, é um grande salto tecnológico, não só na TeleTech, mas no mercado de call center como um todo, pois agiliza o atendimento ao consumidor final”, afirma Marcelo França, presidente da TeleTech Brasil.