A Atento Brasil, empresa de contact center pertencente ao Grupo Telefónica, preocupada com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do país, criou projetos de infra-estrutura e tecnologia para racionalizar o consumo de energia elétrica, papel e água. Entre as propostas para diminuir o consumo de energia, estão: a consolidação e virtualização dos datas centers (atualmente distribuídos em diversas centrais), adoção do thin client (computador magro) com monitores LCD, utilização do ar condicionado de maneira inteligente com o aproveitamento do ar externo e ainda a racionalização do consumo de papel.
O thin client é uma máquina sem disco rígido, o que impede ao usuário armazenar, no próprio equipamento, arquivos pessoais ou de grandes volumes, deixando o computador mais leve e com menos probabilidade de dar problemas. Contudo pelo fato desta nova tecnologia possuir processamento centralizado, não existe a necessidade de componentes eletrônicos nos dispositivos, na mesa dos operadores. Isso significa uma redução do consumo de energia elétrica em torno de 60%, se comparado ao obtido com o uso de um PC comum. A Atento Brasil já possui 950 thin client.
A consolidação e virtualização de servidores consiste em concentrar o processamento em equipamentos de maior capacidade, reduzindo assim a quantidade destes aparelhos distribuídos nas centrais da Atento e, com isso, agilizar qualquer tipo de atendimento necessário para o bom funcionamento das máquinas. Além de economizar o tempo do técnico, reduz custos com deslocamentos e energia.
Já a utilização inteligente do ar condicionado é feita com o uso de recursos naturais externo. Por exemplo: é feita uma análise comparativa da temperatura do ambiente interno com o externo e se a temperatura externa está inferior a interna, o ar condicionado desliga o sistema de resfriamento e passa a transferir o ar de fora, mais frio, para dentro do ambiente e assim reduz o consumo de energia e água. Além disso, a Atento Brasil implementou um programa de racionalização de consumo de papel por meio da substituição de impressoras de menor capacidade por centros de impressão por andar. E também, aplicou um sistema de autorização de impressão por meio do uso de senhas.
As iniciativas adotadas pela empresa já apresentam significativos resultados na economia de recursos naturais (36% em energia ao mês) e renovam o compromisso da Atento em contribuir para a redução dos impactos ambientais. “Entendemos que nossa preocupação com o meio-ambiente ultrapassa os limites da tecnologia ou da atividade empresarial. Pois, quando nossos colaboradores percebem estas atitudes em nosso dia-a-dia, automaticamente as incorporam em seu cotidiano”, comenta o diretor de Tecnologia da Atento Brasil, José Carlos Rocha.