A Atento anunciou seus resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre e primeiros nove meses de 2021, encerrados em 30 de setembro de 2021. De acordo com comunicado distribuído pela multinacional, a receita do terceiro trimestre subiu 45% na comparação ano a ano e 4,1% em moeda constante, impulsionada pelo forte crescimento do segmento multisetor na região das Américas, principalmente nos EUA, e pelo maior receita da Telefônica no Brasil. As vendas (valor anual total) aumentaram 34% no acumulado de 2021, com crescimento de 77% nos EUA e na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
A receita em moedas “fortes” representou 25% do total no nono mês de 2021 versus 22% no ano passado. Nos EUA, atingiu US$ 29,2 milhões no terceiro trimestre e US$ 84,1 milhões no nono mês, um aumento de 40,5% em relação ao mesmo período de 2020. Já a receita do segmento multisetor subiu 3,4% no terceiro trimestre, principalmente nos segmentos de tecnologia, serviços públicos e nativos digitais. No nono mês do ano, a receita desse segmento correspondeu a 67,5% da receita total.
Trajetória de crescimento na crise
No comunicado, assinado pelo CEO Carlos López-Abadía e pelo CFO José Azevedo, os executivos fazem a seguinte avaliação sobre os números:
“É muito gratificante anunciar resultados tão fortes no terceiro trimestre de 2021. Mantivemos uma trajetória de crescimento estável e rentável, com o melhor EBITDA e Fluxo de Caixa Livre para esse período desde a implementação do Three Horizon Plan (Plano de Três Horizontes) no início de 2019. Além disso, o crescimento sólido da receita e a continuação do aumento da margem EBITDA resultaram em Fluxo de Caixa Livre recorde para um terceiro trimestre.
À medida que aumentamos nossa penetração no mercado dos EUA na terceira fase do nosso plano de crescimento, a receita nesse país atingiu US$ 29,2 milhões no 3T 2021 e um crescimento de 40% no acumulado do ano para US$ 84,1 milhões. Esse aumento levou a um crescimento de 21% e 125%, respectivamente, na receita e EBITDA em moedas “fortes” da Atento no 9M. Durante os primeiros nove meses, o valor anual total das nossas vendas na região EMEA e vendas de serviços nearshore nos EUA aumentaram 77%, levando a um crescimento de 34% no consolidado. Conquistamos 14 novos clientes, e a receita de clientes dos segmentos de mídia, tecnologia e nativos digitais, que estão em franco crescimento, já corresponde a mais de 11% da receita consolidada da Atento, um aumento de quase três pontos percentuais em relação aos primeiros nove meses do ano passado.”
Resposta ao ataque cibernético
“Além disso, estamos excepcionalmente orgulhosos da resposta da nossa equipe de TI ao ataque cibernético às nossas operações no Brasil no mês passado. Como sempre, nossos clientes foram nossa prioridade imediata, e todas as decisões tomadas tiveram como objetivo protegê-los. Com detecção precoce, protocolos robustos e resposta rápida, conseguimos isolar e cercar eficazmente o ataque, possibilitando que a Atento retomasse a maioria dos serviços afetados em até duas semanas após o ataque e impedindo que o ataque atingisse os sistemas de clientes.
Após a nomeação recente de um diretor de ESG, estamos avançando com uma estratégia de sustentabilidade robusta e planejamos atingir neutralidade de carbono até 2030, ao mesmo tempo que continuamos a liderar nosso setor na frente social. Mais de 32% do suprimento de energia da Atento é proveniente de fontes renováveis, e o seu consumo de água diminuiu 26% entre 2019 e 2020. À medida que movemos nossas operações para a Nuvem e transferimos mais colaboradores para o modelo de trabalho remoto Atento@Home, que já superou a marca de 80 mil profissionais, esperamos acelerar o progresso da Atento rumo à neutralidade de carbono. Diversidade & Inclusão permanecem no centro da cultura da Companhia.
Temos orgulho de dizer que aproximadamente 64% dos nossos colegas e 53% dos gestores da Atento são mulheres. Cinquenta e cinco por cento dos nossos colaboradores têm menos de 30 anos. Para muitos deles, o trabalho na Atento é seu primeiro emprego formal, proporcionando acesso a treinamento e benefícios como plano de saúde.”
Em direção às metas
“Considerando o resto do ano, continuamos no caminho certo para atingir o guidance para 2021: o crescimento da receita nos primeiros nove meses superou o guidance, e a margem EBITDA e a alavancagem da Atento já estão no intervalo da nossa meta. Nosso sólido desempenho no acumulado do ano reforça a confiança em nossa capacidade de atingir as metas de desempenho ambiciosas estabelecidas para 2022 em 2019. A força operacional e financeira renovada da nossa Companhia, aliada à expansão da base de talentos e ao portfólio de soluções tecnológicas inovadoras, significa que a Atento está bem posicionada para se beneficiar da demanda por serviços de CX de alto valor de empresas do mundo inteiro que continuam digitalizando seus negócios rapidamente.”