Willian Pimentel, diretor regional sênior de canais e alianças para as Américas da Freshworks

Black Friday com IA: quatro pontos cruciais no atendimento que impulsionam as vendas

Softwares com IA generativa serão grandes aliados do varejo neste fim de ano

Autor: Willian Pimentel

A Black Friday já virou tradição no Brasil e a cada ano se torna uma das datas mais importantes para o varejo do país, principalmente para o comércio online. E as expectativas são altas para 2024. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online devem chegar a R$7,93 bilhões — um aumento de 10% em relação ao ano passado.

Nesse cenário, os varejistas precisam estar preparados para não perder oportunidades de negócios. Com uma demanda tão alta, eles precisam ter as ferramentas certas à disposição. E a inteligência artificial (IA) é uma aliada perfeita para enfrentar essa temporada de compras movimentada, principalmente na experiência do cliente.

Aqui estão cinco motivos pelos quais os varejistas online que usam ferramentas de IA têm mais chances de superar seus concorrentes nesta Black Friday:

1) Suporte 24/7

Uma coisa é certa: os consumidores já esperam que as marcas estejam disponíveis para suporte online 24/7, independentemente do canal (redes sociais, e-mail, chatbot, etc.). Por isso, é essencial que os varejistas ofereçam suporte omnicanal de qualidade.

Você pode notar que durante esse período de vendas de fim de ano, as marcas que farão sucesso no comércio online contarão com atendimento automatizado, usando chatbots de IA para fornecer resoluções mais rápidas aos seus clientes. A tecnologia agora está tão avançada que as empresas podem programar e implantar chatbots com muita facilidade, adaptando-os de acordo com suas necessidades.

E quem pensa que apenas grandes empresas podem contar com esse tipo de ferramenta está enganado. Na verdade, é justamente o oposto. O chatbot de IA já é um recurso tangível e indispensável para pequenas e médias empresas que desejam aumentar suas receitas.

2) Rapidez no atendimento aumenta o ROI

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, a integração da IA generativa pode gerar US$310 bilhões adicionais para o setor de varejo. Tudo graças à otimização das interações com o cliente.

Por exemplo, os varejistas que usam o assistente generativo alimentado por IA já estão vendo tempos de resposta mais rápidos e melhores resultados. Em uma análise recente da Freshworks de 260 clientes de varejo, descobrimos que as empresas que adotaram o Freddy AI Agent viram uma melhoria no tempo médio de primeira resposta em 12% e no tempo médio de primeira resolução em quase 11%.

3) Experiências mais personalizadas e convenientes

A temporada de compras de fim de ano no Brasil é famosa por lojas lotadas e promoções enganosas. E é aqui que a IA também entrará para melhorar a experiência de compra dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa da TalkDesk, quase 9 em cada 10 compradores planejam usar IA de alguma forma para suas compras de fim de ano em 2024, com 73% usando chatbots de IA para encontrar descontos. A pesquisa da McKinsey também sugere que a IA pode reduzir o tempo gasto em compras de fim de ano em até 50-70%. Em outras palavras, a experiência do cliente se torna mais eficiente.

Além disso, os varejistas que contam com IA para analisar o comportamento de seus consumidores poderão tomar decisões mais assertivas no momento certo. Com a IA, milhares de pontos de dados podem ser analisados em tempo real, permitindo que os departamentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente desbloqueiem oportunidades de negócios.

4) Troca um produto

Em 2024, a IA está assumindo mais um fardo: devoluções de presentes, tornando o processo mais tranquilo para consumidores e varejistas.

Um estudo recente dos EUA pela National Retail Federation descobriu que as devoluções aumentam em 17,9% durante a temporada de festas, custando aos varejistas uma média de US$27 para cada US$100 em mercadorias devolvidas. A IA pode reduzir significativamente esses custos otimizando as rotas de devolução, prevendo quais produtos provavelmente serão devolvidos e orientando os clientes para alternativas.

Por exemplo, empresas como a H&M estão usando IA para prever quais itens têm maior probabilidade de serem devolvidos e orientar os clientes para compras diferentes e mais apropriadas. O relatório Future of Shipping da UPS Capital também mostra que 67% dos varejistas pesquisados esperam que a IA melhore a eficiência do envio de devoluções nesta temporada de festas.

À medida que o frenesi da Black Friday se aproxima, a importância de alavancar tecnologia de ponta como a IA se torna cada vez mais clara. A IA não apenas equipa os varejistas com ferramentas para aprimorar as experiências do cliente, mas também simplifica as operações, aumenta o ROI e aborda desafios como o gerenciamento de devoluções. Em um mercado tão dinâmico e competitivo como o brasileiro, adotar estratégias orientadas por IA não é mais opcional — é essencial.

Willian Pimentel é diretor geral da Freshworks na América Latina.

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