Como forma de aprimorar o atendimento realizado pela companhia, a Direct Talk, desenvolvedora de soluções para contact centers, investiu na qualificação da sua equipe de projetos. Para tanto, desde o início do ano a companhia tem adotado o método PMBok – Project Management Body of Knowledge do Project Management Institute. A metodologia aborda técnicas de como implementar um projeto de sucesso abrangendo diversas etapas que isso implica, desde a iniciação do mesmo e planejamento, estendendo-se até a execução, o controle (na qual são avaliados e amenizados os riscos de cada fase) e o encerramento do mesmo.
Roberta Monteiro, gerente de projetos da Direct Talk, explica que o principal objetivo da companhia é maximizar a qualidade no desenvolvimento de projetos, eliminar o índice de retrabalho e atraso no cronograma de entrega e, mais do que isso, não gerar para os envolvidos custos além dos previstos inicialmente. Após a implantação dessa metodologia, a gerente conta que todos os objetivos traçados inicialmente foram alcançados. Diego Lopes, gerente de marketing da companhia afirma que todo o processo para implementação dessa metodologia exigiu investimento aproximado de R$130 mil – o qual será recuperado num prazo de três meses.
“No início do processo analisamos cada etapa do projeto e levantamos os possíveis riscos que podem ser gerados ao longo da implantação. Diagnosticamos os riscos (qualificando e quantificando cada um deles) e, mais do que isso, oferecemos mecanismos de como solucioná-los. Sendo assim, minimizamos o índice de erros e os impactos causados”, complementa a gerente.
Internamente, comenta Roberta, a metodologia também trouxe resultados. Adotando o que chamam de “Lições Aprendidas”, a companhia montou uma base de conhecimento conseguindo maximizar a produtividade da equipe. “Avaliamos cada case e analisamos o que deu ou não certo, o porquê desses resultados e mais, traçamos novas estratégias para implantação dos próximos projetos”, finaliza a gerente.