A partir de agosto, a EDS Brasil – especializada em outsourcing de Tecnologia da Informação – inícia a segunda fase do projeto, Programa Inovação, iniciado em maio. Esta etapa envolverá ampla campanha interna para estimular a criatividade, visando mudar radicalmente a cultura da empresa. O principal objetivo é fazer com que a organização seja ágil e inovadora, identificando idéias que possam gerar resultados. Segundo Solange Carvalho, diretora de negócios e responsável pela implantação do programa, a primeira fase teve grande sucesso.
“A empresa realizou um treinamento interno e promoveu, em junho, vários workshops, envolvendo inicialmente os três maiores clientes nesse fluxo de idéias e na transformação, convidando-os a participarem dessa onda. Esses eventos, que irão se repetir a cada trimestre, reuniram um grupo significativo de executivos, que demonstraram grande interesse em conhecer as principais tendências tecnológicas e de negócios. Em cada área de relacionamento foi nomeado um administrador de idéias, que trabalhará em sintonia com o cliente, reunindo-se mensalmente para definir as prioridades e compartilhar esforços”, afirma.
A partir de agosto, o programa torna-se mais abrangente e vai atingir toda a América Latina. “No próximo dia 6, a EDS dará início à segunda etapa do projeto, que consolidará o movimento de transformação em busca de próatividade e criatividade. A campanha de endomarketing motivacional será reforçada com o lançamento de um portal – ferramenta de workflow específica para captar as sugestões -, e da copa inovação, cujo objetivo é o de premiar as três melhores idéias do ano, abrangendo desde o desenvolvimento de novos produtos ou serviços até mudanças e otimização de processos”, diz Solange.
A copa está aberta a participação de todos os funcionários e prevê premiação diferenciada desde pequenos brindes até valores em dinheiro. “Caso a idéia seja selecionada, o retorno será avaliado com o desenvolvimento de um projeto”, informa a diretora, acrescentando que as seções de inovação serão transformadas em programas de liderança da empresa. Além disso, a EDS pretende realizar vários eventos específicos com seus colaboradores, para motivar o potencial inovador. O programa é uma iniciativa da vice-presidência de operações da empresa, sob o comando de Maria Fernanda Teixeira, e conta também com o apoio de alguns parceiros estratégicos.