Eu tenho perfil de líder?



Autores: Cláudio Carvajal e Ubiratan Bueno


O mundo está mudando, não é de agora que se ouve essa frase. Heráclito de Éfeso, filósofo grego, 500 anos antes do nascimento de Cristo, já afirmava que a única coisa permanente no universo é a mudança. Mas, nos últimos vinte anos, a mudança tem ocorrido numa proporção jamais vista na história da humanidade. Quem está liderando essas mudanças são indivíduos ou equipes com características diferenciadas. São visionários que questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer, são empreendedores.


Como reação, as grandes corporações têm optado pela reestruturação do mercado, trabalham com downsizing, fusões e terceirização, ao passo que as pequenas empresas absorvem mão-de-obra, estabelecem seus próprios negócios e trabalham com inovação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 4,6 milhões de empresas. Desse total, 99% são micros e pequenas empresas (MPEs). Os pequenos negócios (formais e informais) respondem por mais de dois terços das ocupações do setor privado. Abaixo, os principais números sobre a participação das micros e pequenas empresas nas economias brasileira e paulista.


Estudos e pesquisas sobre o comportamento e a personalidade do líder empreendedor fundamentam-se na idéia de que o sucesso está relacionado a esse comportamento. Entretanto, as pesquisas relacionadas às características de personalidade dos líderes empreendedores bem-sucedidos são alvos de muitas críticas. Os estudiosos partem do princípio que os traços de personalidade são definitivos, sem levar em consideração as habilidades e competências desenvolvidas ao longo de sua trajetória profissional. Em vez de focar os atributos de personalidade, é preciso analisar as habilidades e competências necessárias para o sucesso do empreendedor, que podem ser desenvolvidas e adquiridas na formação universitária e ao longo da carreira dos novos líderes empreendedores.


Qual é o perfil ideal do líder empresarial? Um líder é líder em qualquer espaço de atuação, sempre? Líderes nascem prontos ou podem ser desenvolvidos? Como se forma um líder? Todos podem ser líderes, sempre? Eu também posso ser líder?


As respostas a estas perguntas vêem motivando pesquisadores há muitos anos. O primeiro enfoque dado pelos pesquisadores é voltado para análise das características, atributos e qualificações da figura do líder, ou seja, da pessoa e suas relações com sua equipe e com a empresa. Outro enfoque dado pelos pesquisadores refere-se aos resultados alcançados em sua gestão, em que a liderança é tomada como sinônimo de autoridade: Líder é o chefe.


Independentemente do enfoque dado e das diferentes respostas às perguntas acima, todos nós temos uma imagem internalizada do que é liderança. Esta imagem serve de referência para nossa autocrítica, para crítica que tecemos de nossos colegas de trabalho, dos nossos subordinados e, especialmente, dos nossos chefes. Nossas percepções e julgamentos profissionais são diretamente afetados pela nossa imagem interior de líder.


Assim, o aprofundamento do conhecimento sobre liderança empresarial é uma forma fascinante de compreender fatores importantes que impactam as decisões estratégicas que acontecem no campo social das empresas, como padrões de conflito e disputa de poder, e como essas decisões afetam o desempenho corporativo.

 

Talvez não exista um perfil padrão de liderança empresarial, ou talvez não seja possível ser líder sempre ou em qualquer empresa. Mas podemos desenvolver habilidades e competências que potencializam o desempenho e aumentam as chances de capacitar verdadeiros líderes. E a empresa, por outro lado, deve estimular este desenvolvimento. O exercício da liderança melhora a relação entre pessoas na empresa, construindo assim um melhor clima organizacional, aumentando o valor em capital humano e melhorando muito suas chances de sucesso.

 


Cláudio Carvajal é coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo.


Ubiratan Bueno é professor de Administração da Faculdade Módulo.

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