Autor: Rafael Lopes Carvalho
Vivemos em uma era de excesso de informações e dispersão coletiva evidente, onde o grande desafio é reter a atenção das pessoas e fazê-las memorizar algo que as auxiliará a atingir o objetivo da sua comunicação. Comunicar-se com bom senso, eficiência e simplicidade é um valor cada vez mais valorizado no mercado. Concisão qualificada é o caminho. Menos, com qualidade, pode ser muito mais.
Construir um discurso estruturado e organizado que salte aos olhos e ouvidos do seu público faz total diferença para atingir os objetivos esperados. Para que qualquer processo de comunicação funcione no mundo de hoje, ele precisa ser conciso e qualificado, ser de fácil entendimento e memorização, mostrando o benefício que a sua solução, serviço ou produto entrega às audiências impactadas.
Algumas características para se criarem discursos vencedores e abordagens de até 1 minuto para acionar e suscitar interesse com o objetivo que haja continuidade em um relacionamento comercial são: unicidade na oferta, senso de oportunidade e abertura de um canal de comunicação onde o prospect sinta a necessidade de interação e ação (call to action).
É muito importante que seu público possa ser capaz de compreender sua comunicação e mensagens nos primeiros segundos mantendo a atenção no que você ou sua empresa está dizendo. Isso vale para uma abordagem, uma apresentação, um vídeo, um folder, uma campanha, um discurso, ou seja, a regra vale para qualquer ponto de contato com seu público. Se isso não for possível, é porque você está sendo muito complexo ou não está focado naquilo que realmente interessa e, certamente não irá funcionar.
Quem já viu uma apresentação de Steve Jobs vai dizer que ele é um dos oradores mais extraordinários do mundo corporativo. Enquanto a maioria dos palestrantes transmite apenas informações e dados, Jobs inspira audiências em suas apresentações. Um dos elementos mais característicos nas suas apresentações é a beleza visual de suas telas. No caso dele, o software de transmissão de slides é uma plataforma de entrega de discurso falado e visual que fora muito bem planejado e principalmente treinado.
Muitos são os recursos e técnicas que farão a audiência se conectar a você. Pense simples e saiba que chegar a ele pode ser bem complicado.
Rafael Lopes Carvalho é diretor de criação associado da Prezento/ BBRO Marketing & Comunicação.