Visando reduzir os custos com telefonia, a Garantia Serviços, empresa de telemarketing ativo e receptivo que presta serviços de telecobrança extra judiciais, adotou a solução de VoIP fornecida pela IP Corp, operadora de telefonia fixa e de voz sobre IP. O novo ambiente instalado conta com um TGS – gateway VoIP da IP Corp – que por sua vez possui conexão IP dedicada com link de 1 Mbps para tráfego VoIP e um link E1 com a PSTN (Public Switched Telephone Network ou Rede Telefônica Pública Comutada) para contingência. Foi mantida rota de troncos analógicos do PABX com quatro interfaces de celulares para tráfego local para telefonia móvel (VC1).
Com as mudanças, os resultados apareceram. Economia de 50% nos custos com telefonia já no primeiro mês de utilização. Antes, a Garantia gastava, em média, R$ 0,3428 o minuto da ligação para telefones fixos e R$ 1,1653 o minuto para telefones móveis. Atualmente o minuto das ligações está algo em torno de R$ 0,1626, para fixos, e R$ 0,5813, para móveis.
Em setembro, por exemplo, a companhia conseguir atingir o volume de 97 mil chamadas LDN completadas, para fixos e móveis (perto de 160 mil minutos ao custo de cerca de 36,7 mil reais), contra a média mensal de cerca de 49.100 chamadas (78.400 minutos que custaram aproximadamente 34,2 mil reais), referentes aos meses de março, abril e maio de 2006, anteriores ao início de implantação. “Realizamos quase o dobro de chamadas LDN com apenas 7,4% de aumento de custo”, afirma Eládio Canto, diretor da Garantia Serviços.
A economia gerada permitiu que a Garantia Serviços iniciasse uma nova etapa de investimentos visando melhorar a produtividade, tendo como ponto de partida a implantação da central telefônica ePBX, da Talk Telecom, contratada junto à IP Corp, com todas as facilidades de gerência e supervisão de PA´s (Posições de Acionamento), incluindo discador automático de chamadas. “Migramos parte de nossas PAs para a plataforma ePBX, e já iniciamos negociação para ampliarmos o número de PAs. nesta plataforma”, comenta o executivo.