Liderança é um tema recorrente na história a Humanidade. Sem ela, os povos teriam permanecido inertes em suas realizações. Graças aos líderes, surgidos espontaneamente ou por escolha da maioria, o tempo tem sido cada vez mais dinâmico. Muitos desses líderes têm se envolvido com a prática da liderança, outros com a teoria, mas poucos se preocupam em associar o conhecimento teórico à prática do dia-a-dia.
Ser competende é um desafio. Ser um líder competende é um desafio ainda maior ainda. Mas quais são as competências que faz um líder? Que competências precisam ser exibidas por quem aspira a uma função de liderança numa organização atual? Liderança não é uma profissão, emprego ou disciplina acadêmica, mas um conjunto de qualidades e atitudes que faz uma pessoa ser diferente da média da humanidade.
Sob organização de Jayr Figueiredo de Oliveira e Robson M. Marinho, a obra “Liderança: Uma Questão de Competência” explora conceitos inovadores e traz à tona os resultados de pesquisas recentes na área de liderança. Um deles é a teoria da Liderança Servidora, considera por alguns “gurus” como a verdadeira essência da liderança, capaz de tornar o ambiente empresarial mais humano e produtivo.
Publicado pela Saraiva, o livro é o resultado de uma pesquisa realizada por um grupo de professores e pesquisadores brasileiros que analisaram as 14 competências de liderança, conforme lista Foundation for Leadership and Learning, entidade norte-americana dedicada a promover o desenvolvimento de liderança por meio de pesquisa, consultoria e ensino. Adaptado ao cenário nacional, o presente estudo é distribuído em cinco categorias gerais das competências: Pessoais e Educacionais; Interpessoais; Organizacionais; Cognitivas; e Profissionais.
Ficha Técnica
Título: Liderança: Uma Questão de Competência
Autor: o livro é organizado por Jayr Figueiredo de Oliveira e Robson M. Marinho
Editora: Saraiva
Número de páginas: 392
Preço: R$59,00