Fruto da vasta experiência em comunicação humana, obra da fonoaudióloga empresarial Débora Brum aponta os caminhos para diálogos eficazes
A especialista em fonoaudiologia voltada aos meios empresariais e organizacionais, Débora Brum, anunciou o lançamento de seu livro “Comunicação Assertiva – Aprenda a arte de falar e influenciar”. Segundo ela, nos tempos atuais, diante de tantos canais e tipos de conexões disponíveis, a comunicação se tornou um grande desafio. “Falar com segurança, despertando o interesse e atenção dos ouvintes, ter a certeza de que foi compreendido ao expor suas ideias, saber argumentar e defender com clareza e respeito seu ponto de vista, compõe um conjunto de habilidades que podem ser treinadas e aperfeiçoadas.”
Fruto de sua vasta experiência em comunicação humana, Débora, que também é palestrante, concilia em sua obra bastante teoria e prática, trazendo técnicas, ferramentas e estratégias que ajudam a entender como é possível criar conexões verdadeiras por meio de diálogos eficazes.
A força da empatia na escuta e na linguagem
Conforme a autora, tão importante quanto saber o que falar, é saber como falar. E, ao longo da leitura, são expostos os impactos da comunicação no dia a dia das pessoas, os estilos de fala, pontos que podem prejudicar as relações humanas, a importância da empatia, da escuta e do uso da linguagem positiva. “A comunicação não é um dom, como muitos pensam, ela é fruto de muita preparação e prática. Considerada uma das soft skills mais valorizadas pelo mundo corporativo, a comunicação assertiva nos empodera, com ela conseguimos transmitir credibilidade e confiança, geramos mais conexão com as pessoas e melhores resultados. Em todas as ocasiões, a comunicação tem que S.E.R., porque ela precisa ser desenvolvida de forma sucinta, específica e relevante”.
Na avaliação de Débora, “ao percorrer os caminhos para a comunicação assertiva, o leitor descobrirá que é possível se sentir confiante para atingir seus objetivos, escalar sua carreira profissional, motivar e engajar equipes, aprimorar seu relacionamento com colegas, clientes e parceiros de negócios, e conquistar o reconhecimento e admiração em sua posição e área de atuação”.