Não tem segredo

O desafio da BT Call Center, empresa do Grupo Oi, era grande: motivar profissionais jovens, para intensificar a cultura de qualidade em todas as operações. A saída foi optar pelo simples, de uma maneira diferente. A empresa criou a campanha motivacional Senhor Olímpio, se utilizando de criatividade e foco no público-alvo, como mostrou Francisco Alpendre, gerente de relacionamento de negócios varejo e empresarial da Oi, em sua apresentação no 3º Meeting Televendas, que acontece nesse fim de semana, em Itapecerica da Serra (SP).
A ação tinha como principais objetivos superar as metas de negócio, potencializar a satisfação do cliente, estimular os colaboradores a buscarem qualidade e reconhecer quem faz a diferença. Dessa forma, a campanha foi estruturada a partir da criação de um personagem fictício, o Senhor Olímpio, que estimulava os colaboradores – operadores, supervisores, coordenadores e profissionais da área de monitoria – a serem os melhores, batendo recordes. Para a avaliação, a empresa utilizou indicadores de qualidade, absenteísmo e específicos (retenção e vendas). “A campanha dava prêmios mensais por resultado individuais e coletivas e um grande prêmio final”, conta Alpendre. Eram ingressos para cinema, produtos eletrônicos e motos.
Houve ainda palestras com recordistas olímpicos brasileiros e a criação de uma página no Facebook, onde Olímpio interagia com os participantes, com ações relâmpagos de premiação. “A ideia foi manter o engajamento desses jovens, com ações que incentivem a participação deles”, esclareceu o gerente da Oi.
O resultado logo veio. A empresa conseguiu melhorar a produtividade dos colaboradores. Além disso, a qualidade percebida pelo cliente foi alavancada. “E o principal, tivemos um grande aumento no índice de vendas. Em telefonia fixa, por exemplo, crescemos 15%”, comemora Alpendre.

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