Com o início da crise desencadeada pela Covid-19, o varejo brasileiro vem enfrentando mudanças drásticas. Desde do início da pandemia, o setor apresentou queda de cerca de 27% no faturamento. Um dos problemas mais perceptíveis tem sido o de proporcionar uma jornada de compras segura e satisfatória, respeitando todas as normas de segurança e distanciamento indicadas pelos órgãos de saúde. Para auxiliar nesse cenário, a Smart NX lança o NX Whats360, uma solução de vendas para o varejo no WhatsApp.
A startup desenvolveu recursos específicos que fazem uso da plataforma de mensageria. Por meio da ferramenta, o varejista tem a possibilidade de oferecer três jornadas aos clientes: Aquisição de Cartão, totalmente integrada ao motor de crédito com política exclusiva, oferecendo biometria facial, sistema antifraude e token de segurança; Carrinho de Compras, com geolocalização, características da loja, estoque de produtos, logística, cálculo de custos e tempo de entrega; e Campanha de Ofertas Multicanal, com base de disparo segmentada, disparo automático multicanal (SMS, WhatsApp e E-mail) e tags de gerenciamento.
A rede de supermercados Muffato, por meio de parceria com a Smart NX, tem levado o novo conceito de consumo e experiência de compras via WhatsApp aos clientes com auxílio da assistente virtual Maia. Disponibilizando uma prateleira com mais de quatro mil itens, o consumidor tem a possibilidade de escolher os produtos e a forma de entrega, seja na loja ou em domicílio. Além de todo o processo do carrinho de compras, a Maia realiza também o cadastro do cliente, oferece opções de pagamento e finaliza todo o processo, o encaminhando o pedido a loja que irá concluir a compra.