O VOS Dialer, nova tecnologia desenvolvida pela VoxAge, é uma solução interativa, que permite às empresas inovar nos processos de cobrança, de maneira extremamente eficiente e produtiva. A ferramenta envia mensagens interativas de voz e torna as operações de cobrança mais eficientes.
Um dos pontos de destaque é a flexibilidade da plataforma. Os resultados diários são analisados pelos técnicos da VoxAge e alterações necessárias à campanha (mudanças no script, alteração de estratégia etc), são prontamente implementadas. Novas ações, como o aviso de interrupção no fornecimento de um serviço em uma determinada região, são preparadas em pouco tempo. Além disso, a plataforma automatizada permite a operação em horários flexíveis, ajudando na otimização dos atendentes humanos.
“Além de otimizar a operação das centrais de atendimento, o sistema oferece mais agilidade e flexibilidade da comunicação, com redução do tempo para a realização de ligações, controle da duração de chamadas e a melhoria do índice de sucesso de contatos”, afirma Alexandre Constantine, diretor comercial da VoxAge.
A soma de eficiência em custos, eficiência operacional, flexibilidade e confiabilidade fazem do VOS Dialer uma ferramenta que aumenta a produtividade do contact center. “A complementação entre operadores humanos e o VOS Dialer é muito grande”, diz Constantine. “Em uma das últimas campanhas de venda que fizemos, o pedido final era sempre feito por operadores humanos. A taxa de venda foi acima de 90%”. A solução atinge uma base maior de clientes, a custos baixos e resultados semelhantes aos de operadores humanos.
Cobrança – A inadimplência é um dos fatores que mais prejudicam as empresas. Mas na hora de executar a cobrança muitos têm dificuldades em saber como fazê-lo de uma forma eficiente, porém não ameaçadora, com o mínimo de desgaste no relacionamento com os clientes.
A ferramenta pode ser utilizada nas diversas fases do processo de cobrança, dependendo da estratégia do cliente. Como um exemplo, na primeira ação de cobrança, realizada dez dias após o vencimento do título, o VOS Dialer pode funcionar como um lembrete. O cliente recebe uma chamada telefônica e, após a identificação positiva (via confirmação de seu nome através do uso das tecnologias de TTS – Text-To-Speech – e/ou reconhecimento de voz), ele ouvirá uma mensagem “lembrando-o” do título em atraso e solicitando a efetuação do pagamento o mais rápido possível. No VOS Dialer, o uso do TTS permite que o nome da pessoa seja “verbalizado”, permitindo uma ação extremamente personalizada.
O VOS Dialer também pode incrementar a produtividade dos avisos de débito, funcionando como um alerta sobre atrasos e solicitando a regularização, o que economiza em postagem de cartas – o correio é o principal meio usado pelas empresas para executar este tipo de serviço. Além da redução no tempo de contato, que pode ser no mesmo dia da identificação do não-pagamento, o VOS Dialer possibilita a identificação do recebimento do aviso pelo cliente. É um método mais eficiente, mais barato e mais rápido.
Numa segunda fase, caso o título não seja quitado, a ferramenta pode realizar outra chamada e o interlocutor, após se identificar, ouvirá um outro tipo de mensagem de cobrança. Após uma identificação positiva do cliente, a ligação é encaminhada para um atendente humano que negociará a quitação do débito.
Nos casos em que a ferramenta não consegue uma identificação positiva do cliente (isto é, quando o interlocutor não atendeu ou não se identificou como a pessoa correta) ou a conta mais uma vez não foi quitada (terceira fase), a ligação é feita pelo discador e, depois que atendida, é transmitida diretamente para um atendente humano. O VOS Dialer é extremamente eficaz em discagem, buscando o telefone do cliente no banco de dados e efetuando as ligações seguindo regras definidas (de horários, tipos de telefone, períodos e repetições) de maneira a completar o maior número de chamadas possíveis, passando-as após o “alô” do cliente para o atendimento humano.