TV Globo monta central para clientes europeus


Empresa do segmento de soluções de CRM & Billing para empresas de Pay TV, a Objective Solutions foi responsável por implantar mais um serviço que a TV Globo Internacional oferece aos usuários nos países europeus. Trata-se da central de atendimento internacional, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo. A partir deste serviço, atuais e futuros clientes se comunicam diretamente, por meio de um número 0800, com a central de relacionamento trilíngüe no Brasil. Essa operação está apoiada na solução chamada Objective SMS da Objective Solutions, ferramenta de CRM e Billing.

Até o início de 2006, a TV Globo Internacional distribuía a programação nos países europeus por meio de uma parceria com uma operadora portuguesa de TV por assinatura. “Visando um atendimento e um gerenciamento mais eficiente aos assinantes, optamos por um projeto pioneiro e montamos nossa própria Direct to Home para a operação na Europa”, diz Yassue Inoki, gerente de operações internacionais da TV Globo Internacional.

Contatada pela TV Globo Internacional em julho de 2005, a Objective Solutions desenvolveu um projeto de aproximadamente quatro meses para adequar sua solução às necessidades específicas do projeto. “Foi necessária uma customização para garantir integração completa e automatizada com os provedores de cartão de crédito internacional e a interface SM CITF que se comunica com o Banco de Londres que centraliza os recebimentos”, exemplifica Gilberto Nunes, gerente comercial da Objective Solutions.

O Objective SMS integra-se também com a operadora de satélite que libera a transmissão do canal. Com isso, apertando um botão, o atendente autoriza ou cancela o sinal de acordo com a solicitação dos clientes sempre validando com as regras de negócio e devidamente configuradas no sistema. Toda parte de cobrança também é realizada por meio da solução, que calcula o valor do serviço contratado, considerando as variáveis de promoções do período, gera um demonstrativo e o envia automaticamente para o e-mail do cliente.

Com a nova central de atendimento funcionando a todo vapor, o próximo passo da TV Globo Internacional será transferir todos os dados dos assinantes da operadora portuguesa para o banco de dados do Objective SMS. Dessa forma, o marketing estratégico da empresa também se apoiará no sistema. “Por meio do módulo de pesquisa, será possível identificar como cada cliente conheceu a TV Globo Internacional, o que mais gosta na programação, em qual língua prefere ser atendido, entre outras coisas”, afirma Yassue.

Em breve, a solução também estará interligado com o centro de logística da TV Globo Internacional em Roma, responsável pelo envio dos decoders necessários para transmissão do sinal. Desta forma, o atendente no Brasil poderá solicitar o envio e instalação dos aparelhos para os novos clientes utilizando apenas o sistema. O marketing também usará o programa para disparar de Roma as malas diretas de promoções.

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