Mais de 40 mil pessoas já participaram da pesquisa, realizada por meio do QR Code presente nas notas fiscais dos clientes
O Giraffas, franquia de alimentação que atua em todo o país, divulgou os números de pesquisa de satisfação que realiza desde 2021 através de QRCode nas NFs. Já foram ouvidas em torno de 43 mil pessoas e a rede recebeu cerca de 13 mil comentários, desde o início da sondagem. “Com esta ferramenta conseguimos encurtar a distância entre marca e consumidor. Colhemos a opinião dos clientes sobre produtos e serviços e avaliamos minuciosamente críticas, sugestões e também elogios. As unidades franqueadas e a própria franqueadora possuem acesso em tempo real a todos os comentários e avaliações. Desta forma, conseguimos enxergar loja a loja e o que de fato precisa ser pensado e avaliado”, explicou Luciana Morais, diretora de marketing & trade do Giraffas.
Segundo a executiva, “ao conhecer, mapear e ouvir o cliente, a marca pode oferecer produtos e serviços que se adequem à jornada de consumo. Todas essas etapas são pensadas e planejadas para oferecer uma experiência memorável e fazer com que o cliente se sinta valorizado e bem atendido. Cerca de 66 mil reais por ano são investidos pela rede em leads digitais, que são dirigidos e realizados por uma empresa terceirizada que disponibiliza uma pesquisa interativa, prática e bem objetiva no momento da compra, no caixa da loja, nos panfletos ou fundo de bandeja”. A pesquisa só pode ser respondida através da leitura do QR Code presente na nota fiscal e na avaliação do aplicativo da marca, o que possibilita a identificação do restaurante e garante que seja de fato um consumidor da marca. Como recompensa àqueles que respondem a pesquisa e ajudam a marca a crescer, o Giraffas oferece cupons de desconto que podem ser usados no aplicativo próprio da marca.
A força do digital
Na concepção de Luciana, “os canais digitais têm sido fundamentais para aumentar a visibilidade da marca, gerar insights e levar a rede a alcançar os resultados almejados. Em um mercado cada vez mais competitivo, a presença no ambiente digital é fundamental para atrair novos e antigos clientes a acompanharem as novidades e melhorias pensadas exclusivamente para o público consumidor. No caso da alimentação fora do lar, qualidade, sabor e bom atendimento são alguns dos pontos de destaque para satisfazer as necessidades dos consumidores. Com a avaliação do consumidor conseguimos saber qual loja necessita de reforço no treinamento da cozinha, do atendimento ou mesmo o que podemos inserir no cardápio para atender o desejo dos nossos clientes”.