O Sicredi atingiu 1 milhão de associados no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, onde está presente com 31 cooperativas e cerca de 525 agências. Para marcar a conquista, no dia 16 de outubro, o embaixador especial da FAO/ONU para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, se associou ao Sicredi, na agência da Avenida Paulista, em São Paulo, chegando à marca de 1 milhão de associados do Sicredi nos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Rodrigues, que também é ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirmou que o cooperativismo de crédito segue em franco crescimento no Brasil, em especial na Região Sul e Sudeste. “Seja pela participação ativa no agronegócio, ou pelo apoio que micro e pequenos empresários encontram nesse modelo diferenciado e colaborativo de gestão financeira”.
Na opinião do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e da SicrediPar, Manfred Dasenbrock, a comemoração marca o sucesso do cooperativismo de crédito como desenvolvedor econômico e social. “Muito mais que um número, ao celebrarmos 1 milhão de associados, comemoramos o sucesso desse modelo que é colaborativo e democrático. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que ainda podemos fazer muito mais para o desenvolvimento dos brasileiros”, comentou.
O evento contou com a presença de presidentes e diretores de cooperativas Sicredi, assim como de lideranças do meio financeiro e cooperativista, além de associados do Sicredi e convidados. O marco comemorado também é apoiado por outros indicadores importantes. A expansão da instituição financeira cooperativa nesses estados também se destaca e amplia os resultados obtidos durante o ano. Em 2017 serão inaugurados aproximadamente 30 pontos de atendimento em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras. Ao todo, o Sicredi atua em mais de 1.185 cidades em 21 estados brasileiros, para mais de 3,6 milhões de associados.