Desafios e vantagens

A concessão de crédito consignado é a que mais cresce no mercado. Nos últimos anos, a modalidade tem crescido significativamente. O que pode ser explicado pelo fato de, historicamente, o mercado trabalhar com taxas mais atrativas no crédito consignado, segundo Jane César Coelho, superintendente de crédito consignado do banco Mercantil do Brasil. Ele explica que os benefícios que o consignado oferece é o que mais atrai os consumidores. “Os ajustes feitos para a concessão de crédito em outras modalidades, como o aumento das taxas de juros, a redução de prazos e a adoção de critérios mais rigorosos para avaliação da capacidade de pagamento dos tomadores tornaram o produto ainda mais atraente”, comenta.
No entanto, o consignado também oferece vantagens para as instituições que ofertam crédito. Segundo Coelho, além da segurança na forma do pagamento, é possível aumentar o mix de produtos com os clientes, sem contar os inúmeros benefícios que o empréstimo traz para os consumidores. “Para o tomador de crédito, o beneficio é obter um financiamento com taxas menores, prazos mais confortáveis, sem adição de outras garantias ou cobrança de tarifas”, salienta.
Segundo o superintendente, o principal desafio para esse mercado, é conscientizar o consumidor sobre o uso adequado do crédito, que não deve ser usado para pagar outros empréstimos. “O grande desafio é conscientizar o consumidor sobre o uso adequado do crédito, inclusive do próprio consignado, que ao ser contraído, nem sempre é utilizado para liquidar ou amortizar empréstimos mais caros”, explica. Coelho ainda comenta sobre as novas regras para a portabilidade de crédito, que reforçam isso. “Com a portabilidade, haverá um acréscimo de demanda natural, quando perceber que o consignado é a melhor opção que possui para mudar o perfil de suas dívidas”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima