Encontrar mão de obra qualificada e engajada é um verdadeiro desafio para as empresas de cobrança. Os desafios profissionais são muitos, já que o colaborador de uma organização como essa precisa atingir metas e resultados, e ainda conseguir manter um relacionamento amigável com o cliente. Segundo Márcio Silva, consultor sênior da Corporativa Brasil, essa busca torna-se mais intensa num cenário onde a escassez de mão de obra é um dos maiores obstáculos para as organizações. Por isso, é tão importante ter funcionários engajados, pois esses permanecem mais tempo no emprego, demonstrando melhores desempenhos. “Profissionais engajados apresentam desempenhos profissionais superiores, podem permanecem mais tempo no emprego, possuem mais autonomia em suas funções, geram maior satisfação para os clientes e contribuem para o sucesso organizacional”, diz.
Para Silva, o engajamento profissional é considerado um estado motivacional, afetivo, positivo e persistente, caracterizado pela atitude de vigor, dedicação e absorção pelo trabalho. “Podemos afirmar que o engajamento está relacionado ao comprometimento com o trabalho e com a empresa. O indivíduo expressa a vontade de investir mais esforço e tempo no trabalho em favor da organização e pelo desejo de ficar muito mais tempo nela (vertente afetiva). Pessoas que se identificam com a organização e sentem prazer no trabalho que executam podem ser mais comprometidas”, afirma.
Outro fator chave para garantir que a empresa conte com um quadro de funcionários engajados, é o papel dos líderes, segundo afirma o consultor. Para ele, esses profissionais são fundamentais, por meio do envolvimento em tarefas desafiadoras em um ambiente social respeitoso e produtivo. “Quando os profissionais de uma empresa estão comprometidos e engajados com seu trabalho e empresa, acabam refletindo este sentimento aos clientes internos e externos e fornecedores. No final, todos se beneficiam: Um profissional engajado que tem domínio de suas funções, desempenho superior e demonstra competência abre as portas para futuras oportunidades. Uma equipe engajada beneficia a empresa e seus clientes”, diz.