O Agibank lança dois chatbots com foco no público mais maduro. Desenvolvidos pela startup Ubots, eles já estão auxiliando na automação de respostas às dúvidas de clientes acima de 50 anos, por meio de vídeos explicativos. O projeto foi desenvolvido em quatro semanas e leva o nome de Bot50+. O projeto consiste em orientar a jornada do cliente nas dúvidas mais comuns. Para isso, foram criados tutoriais em vídeos, além da montagem do fluxo de menus. Também fazem parte do escopo a gravação de vídeos em que os próprios colaboradores foram os atores, o que foi fundamental para trazer humanização.
De acordo com o CEO da Ubots, Rafael Souza, os robôs virtuais atuam por meio do WhatsApp, para solucionar dúvidas referente à concessão de crédito e sobre outros temas, como, ver o extrato, consultar saldo, pedir a segunda via do cartão, pagar a fatura e realizar transferências e saques. “O passo a passo é enviado no formato de vídeo para que o cliente possa ver, de forma ilustrada, como realizar a ação que está com dúvida naquele momento”, explica. A linguagem simples e objetiva está entre os diferenciais. Isso porque em alguns casos a resposta para a dúvida é mais longa e o atendimento no formato de passo a passo é bem compreendido por esse público mais velho, segundo Souza. “Cada vez temos mais pessoas acima de 50 anos interagindo com as tecnologias, o que nos faz pensar e desenhar fluxos de atendimento que os atendam de maneira integral.”
A nova solução faz parte do programa Agibank Facilita e tem como objetivo alavancar a alfabetização digital e financeira desse público, utilizando um canal que já faz parte da sua rotina. A primeira versão foi disponibilizada para um número restrito de clientes, em um projeto piloto que deve ser expandido futuramente. Até o momento, os atendimentos estão com uma avaliação média entre 4,7 e 5 estrelas.