A 1ª Pesquisa Atender Bem Operador Ideal 2002, foi realizada pela Atender Bem Consultoria e Treinamento junto a 2.503 profissionais de telemarketing em todo o País, no segundo semestre de 2002. O objetivo da pesquisa foi identificar quais as habilidades que tornam o teleoperador um profissional ideal para o atendimento a clientes de uma empresa. Os entrevistados responderam a um questionário de auto-avaliação, classificaram as condições das empresas em que trabalham além de apontar aspectos motivacionais. Com relação aos seus empregos, o estudo constatou que 35,05% dos operadores de telemaketing consideram as empresas de callcenter ótimos locais de trabalho. Já com relação a auto-avaliação, um dado alarmante foi o fato de 45,36% dos operadores considerarem dispensável a importância de um tom de voz adequado ao telefone. A pesquisa também mediu os níveis de satisfação salarial e pode apontar quais as melhores agências para se trabalhar. A pesquisa está disponível no site da Atender Bem Consultoria e treinamento (www.atenderbem.com.br).