A Atento recebeu a certificação da norma internacional SA8000 (Social Accountability 8000), orientada a pessoas e que promove a melhoria contínua das relações e das condições do ambiente de trabalho. A companhia é a única no setor de BPO em todo o mundo a conquistar o reconhecimento, consolidando seu compromisso com a responsabilidade social junto a seus profissionais e parceiros.
Com 85 mil funcionários no Brasil e um faturamento anual da ordem de R$ 2,4 bilhões em 2011, a Atento investiu R$ 26 milhões em educação corporativa. “Recebemos no ano passado 514 mil currículos e promovemos oito mil teleoperadores para diversas funções, além de proporcionar o primeiro emprego para mais de 25 mil brasileiros, o que representa o esforço da empresa em promover a melhoria contínua no ambiente de trabalho e contribuir, ainda, para o desenvolvimento da economia nacional”, explica Majo Martinez Campos, diretora executiva de Recursos Humanos da Atento.
O processo de auditoria foi conduzido pela Fundação Vanzolini – tendo como órgão certificador o IQNET (The International Certification Network) – e foi realizado nas centrais da Atento de Santana, Santo Antônio e na matriz Rochaverá, englobando cerca de 10 mil profissionais. A auditoria realizada para a aplicação da norma contou com mais de 200 horas de verificações, que avaliou a conformidade do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social da companhia no Brasil, considerando-o aderente a todos os requisitos da SA8000.
Entre as iniciativas de destaque, a Atento mantém o ‘Programa Atentos ao Futuro’, ‘Voluntariado Corporativo’, ‘Mamãe Nota 10’ e as ‘Ações Motivacionais’. “O próximo passo da companhia é levar a certificação SA8000® para as demais unidades, garantindo os direitos e gerando benefícios para todos os envolvidos na empresa, como funcionários e fornecedores, além de ONGs, sindicatos, representantes de governo, entre outros. Este esforço coletivo melhora a imagem da companhia e dos profissionais, valoriza o capital humano e social envolvido e, ainda, amplia a eficiência da gestão, minimiza a margem de riscos, reduz desperdícios e consolida definitivamente a reputação da Atento no mercado”, resume Majo.