Valor Total Anual das Vendas cresce 10,3%, com sólido pipeline, em especial a moeda “forte” que sustenta o crescimento da receita no quarto trimestre
A Atento, empresa global de serviços de gestão de relacionamento com clientes e BPO, anunciou seus resultados operacionais e financeiros do período encerrado em 30 de setembro de 2022. As vendas (Valor Total Anual) cresceram 10,3% vs. 3T21, atingindo US$ 86,8 milhões. Enquanto a receita declinou 0,4% totalizando US$ 346,8 milhões, principalmente devido aos volumes abaixo do esperado relacionados com as condições econômicas em desaceleração no Brasil e o programa de redução de custos da Telefónica (TEF) em meio ao cenário macroeconômico desafiador; todos esses fatores foram compensados pelo repasse da inflação. Todas as comparações no comunicado da multinacional têm como base o mesmo período do ano anterior e estão apresentadas em moeda constante (CCY), salvo quando indicado de outra forma.
A receita do segmento Multissetor registrou queda de 1,4%, principalmente devido à queda de 6,0% dos volumes no Brasil abaixo das previsões locais e a decisão da companhia e rescindir contratos com baixa margem, parcialmente compensados pelo sólido crescimento do segmento Multisetor no EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
A receita da Telefónica (TEF) aumentou 1,7% com crescimentos de 11,9% e 7,6% nas Américas e EMEA, respectivamente, enquanto o Brasil registrou uma queda de 13,6% in Brasil.
Margem EBITDA
A margem EBITDA avançou 3.3 p.p. vs. 2T22 estimulada pela melhor eficiência operacional. EBITDA resceu 42,1% atingindo US$ 38,4 milhão vs. 2T22, em moeda constante, principalmente devido ao avanço da eficiência operacional relacionada com o programa de redução de custos da Atento, bem como menores despesas com indenização e investimentos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o EBITDA registrou queda de 22,7%, principalmente devido aos fatores mencionados acima no Brasil, parcialmente mitigados pelo crescimento do segmento Multissetor na região EMEA.
A margem EBITDA avançou 3,3 p.p. vs. 2T22 atingindo 11,1%, embora tenha registrado redução de 2,8% vs. 3T21. O lucro líquido cresceu US$ 13,2 milhões atingindo US$1,5 milhão no 3T22, ou LPA de US$ 0,10, sobre o lucro operacional de US$ 7,9 milhões, ou um avanço de US$ 32,4 milhões das despesas financeiras líquidas devido à valorização do dólar americano em relação ao Euro, e uma variação de US$ 2,7 milhões no valor justo do hedge cambial.
Acima da meta
Conforme mensagem assinada por Carlos López-Abadía e Sergio Passos, respectivamente o CEO e o CFO da Atento, “em meio a um cenário econômico mais desafiador nas Américas, aceleramos e expandimos o escopo de nossa receita e iniciativas de custos de modo a avançar a transformação do core operacional da Atento para além do que considerávamos segundo o nosso plano de crescimento. Além da meta de um adicional de US$ 20 milhões em redução anual de custos,nossa nova estratégia de vendas continua ganhando força, impulsionando o crescimento das vendas (valor total anual) no terceiro trimestre que sustentará os resultados da Atento em 2023, com a entrada de novos clientes e o com o aumento dos volumes; e as receitas com atuais clientes acelerando no quarto trimestre sazonalmente forte, esperamos observar um sólido avanço sequencial do EBITDA e fluxo de caixa”.
“Além de adotarmos um modelo de conta global que fortemente melhorou nossa capacidade de venda em todos os mercados, combinado com a expansão do portfólio de soluções da Atento, cada vez mais, estamos ficando mais agressivos comercialmente nos principais setores de crescimento, tais como tecnologia, e-commerce, saúde e viagens. Esses segmentos tendem a crescer mais rapidamente do que nossos clientes tradicionais blue-chip, pois eles precisam terceirizar vários de seus CX e funções de back-office. Notadamente, 63% das vendas em 2022 até setembro originaram de novos logos”.
“Nossos desafios recaem sobre os mercados latino-americanos aos quais prestamos serviços, com alguns deles mais sob o nosso controle do que outros. Estamos mitigando o impacto da inflação através da melhor gestão IPT, e a concorrência de preços através de uma oferta reformulada. Até mesmo eventos políticos adversos podem ser administrados, criando uma organização mais ágil. No longo prazo, o foco no crescimento do mercado desenvolvido, em particular a modalidade nearshore nos EUA será a chave de nosso sucesso. Atualmente, estamos vendendo mais, melhor, e o que queremos. Ao mesmo tempo, estamos reduzindo a estrutura de custos da Atento. O ano de 2022 tem sido de transformação durante o qual estamos evoluindo para uma companhia mais sólida e mais resiliente, o que nos possibilita reiniciar nossa trajetória de crescimento rentável em 2023, bem como estabelecer sólidas bases para o crescimento no longo prazo”.