A essência de toda companhia está nas pessoas, uma vez que os resultados e objetivos das empresas dependem delas. Não só isso, sem perceber, as corporações vão, ao longo de sua trajetória, absorvendo princípios disseminados pela sociedade e estabelecendo, a partir daí, os códigos que vão reger principalmente as relações internas. Esse universo, do relacionamento humano no mundo corporativo, é o foco do livro “Crenças e Valores em Nossas Organizações”, que será lançado no próximo dia 10 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. No dia 17, haverá uma noite de autógrafos, no Shopping Villa-Lobos.
A publicação, da Editora de Cultura, faz uma análise da gestão empresarial a partir de filmes que reúnem conceitos aplicáveis no mundo dos negócios e das experiências profissionais dos autores, Alexandre Garrett e Takeshy Tachizawa.
Os filmes listados não são sucessos de bilheteria na sua totalidade, mas levam o leitor a refletir sobre os valores que permeiam as corporações, possibilitando uma analogia sistêmica que pode ser utilizada no campo empresarial. Segundo os autores, em tramas como “A Firma”, “O Náufrago”, “Adorável Professor” e uma “Uma Linda Mulher” é possível verificar uma correlação com o ambiente empresarial, já que focam trabalho de equipe, ética, liderança, governança corporativa e treinamento e desenvolvimento pessoal.
Os vários enredos também ajudam a entendem melhor, por exemplo, os vários contrastes intrigantes entre diferentes organizações, como a margem de lucro, que é elevada em companhias das áreas petrolífera, financeira, telecomunicação e celulose, mas reduzida em empresas supermercadistas e postos de gasolina, entre outras.
Alexandre e Takeshy traçam, ainda, um panorama sobre a evolução da ordem econômica e o impacto das mudanças nas relações de trabalho desde o século 18, com o início do desenvolvimento industrial, até os tempos de hoje; além de abordar a valorização das pessoas, Responsabilidade Social Empresarial, educação corporativa e indicar sites úteis.
Ficha Técnica
Título: Crenças e Valores em Nossas Organizações
Autores: Alexandre Garrett e Takeshy Tachizawa
Editora: Editora de Cultura
Número de Páginas: 208
Preço: R$ 30,00