A CSG Systems, fornecedora mundial de soluções de atendimento ao cliente e de billing, anunciou que Frost & Sullivan concedeu à empresa os prêmios de Empresa e de CEO do Ano de 2002, pelo crescimento e diversificação da empresa, em oposição às condições do mercado. A CSG foi vencedora na categoria de Tarifação, CRM e OSS, definida pela Frost & Sullivan para os Prêmios de Excelência em Tecnologia de Comunicação e Informação.
A Frost & Sullivan baseou o prêmio de Empresa do Ano em vários critérios, entre eles crescimento da participação de mercado e penetração em novos mercados, mencionando a CSG como a única grande empresa de billing a aumentar sua receita em 2002 e a conquistar uma significativa participação de mercado, através da aquisição dos ativos de atendimento ao cliente e tarifação da Lucent Technologies, anteriormente Kenan Systems.
Junto aos ativos e o pessoal da Kenan Systems, a CSG também adquiriu uma expressiva família de produtos de atendimento ao cliente e de billing, desenvolvida para atender a provedores de serviços de telecomunicações de todos os tipos, inclusive de telefonia fixa e celular. Os prêmios levaram em conta a trajetória da CSG que inclui uma parceria com a IBM e uma validação do mecanismo de billing pela Siebel Systems, posicionando a CSG como empresa capaz de reduzir os custos de integração para seus clientes que, muitas vezes, usam produtos de outros fornecedores.
Além disso, a CSG também adquiriu os ativos de billing da divisão ICMS da IBM e visando completar suas ofertas de atendimento ao cliente on line e de acesso sem fio, incorporou a Davinci Technologies. Em apenas nove meses, a empresa consolidou estas novas tecnologias em suas operações e planos de produtos, o que possibilitou a oferta de funcionalidades avançadas para provedores de serviço.
O Chairman e CEO da CSG Systems, Neal Hansen, foi apontado como CEO do Ano, por seu planejamento estratégico, envolvendo a aquisição da Kenan e a expansão da cobertura da CSG, em termos de receita, produtos e perspectiva global. A aquisição feita por Hansen, promoveu o crescimento rápido da empresa, transformando-a em um fornecedor global de soluções de atendimento ao cliente e de billing, em todos os principais mercados do mundo. Esta premiação também considerou a liderança de Hansen, fazendo com que a CSG, por 27 trimestres consecutivos, aumentasse sua receita, mesmo diante dos desafios econômicos existentes no mercado de telecomunicações, durante este período.
“2002 foi um ano de crescimento e de atividade estratégica para a CSG Systems, em um momento em que muitos fornecedores lutavam apenas para se manterem no mercado. A aquisição da Kenan Systems aumentou sua receita, seu portfólio de produtos e sua cobertura global, respondendo por um dos maiores crescimentos de receita do setor e posicionando a empresa para fazer de 2003 um ano ainda melhor”, disse Daniel Longfield, analista do setor OSS/Telecom da Frost & Sullivan.