IA é vista como essencial para os negócios

A Accenture conduziu um estudo envolvendo 1.500 executivos de executivos de empresas de 16 setores em 12 países, incluindo 115 empresas brasileiras, para determinar até que ponto a IA auxilia a estratégia de negócios, e impacta nos resultados financeiros. O estudo trouxe algumas conclusões de destaque como o fato de que três em cada quatro executivos de alto escalão acreditam que, se não escalarem a inteligência artificial (IA) nos próximos cinco anos, correrão o risco de fechar completamente os negócios.
Além disso, um total de 84% dos executivos de alto escalão acredita que deve alavancar a inteligência artificial (IA) para alcançar seus objetivos de crescimento. Quase todos os executivos de alto escalão veem a IA como um facilitador de suas prioridades estratégicas. E uma esmagadora maioria acredita que alcançar um retorno positivo dos investimentos em IA requer expansão em toda a organização. No entanto, 76% reconhecem que lutam quando se trata de escalá-lo nos negócios.
Nesse sentido, a pesquisa revelou três fatores críticos de sucesso para a implementação de IA nas empresas:
Impulsione a IA “intencional”
As empresas líderes em implementação de IA pilotam e escalam com sucesso mais iniciativas do que seus concorrentes – a uma taxa de quase 2:1 – e estabelecem prazos mais longos. Elas são 65% mais propensas a relatar um cronograma de um a dois anos para passar do piloto para a escala. E apesar de alcançarem mais resultados, essas empresas gastam menos. Quando se agrupou as empresas pesquisadas por tamanho, não foi encontradas diferenças significativas na escala da taxa de sucesso ou no retorno dos investimentos em IA. Portanto, tamanho não é um fator. Trata-se de instalar os recursos e a mentalidade corretos de IA na organização.
Afaste o ruído de dados
Noventa por cento dos dados no mundo foram criados nos últimos 10 anos. Cento e setenta e cinco zettabytes de dados serão criados até 2025. No entanto, após anos de coleta, armazenamento, análise e reconfiguração de informações, a maioria das organizações enfrenta o desafio de gerir esse grande volume de dados. Empresas líderes em implementação de IA eliminam “o barulho” dos dados. Elas reconhecem a importância dos dados críticos para os negócios, identificando dados prioritários. Essas empresas são mais hábeis em estruturar e gerenciar dados, mantendo um conjunto de dados maior e mais preciso e integrando conjuntos de dados internos e externos como uma prática padrão. Além disso, elas usam as ferramentas de IA certas – recursos como lagos de dados baseados em nuvem, bancadas de engenharia de dados / ciência de dados e pesquisa de dados e análises – para gerenciar os dados. São empresas que entendem a importância do uso de conjuntos de dados diversificados para apoiar suas ações
Trate a IA como um esporte de equipe
O escalamento de IA exige a incorporação de equipes multidisciplinares em toda a organização – equipes com apoio da liderança, garantindo o alinhamento com a visão estratégica da empresa. Para empresas líderes em implementação de IA, essas equipes geralmente são lideradas pelo gestor de inteligência artificial, dados ou analytics. São compostas por cientistas e modeladores de dados; engenheiros de machine learning, dados e IA, dentre outros especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima