Solução promete análise avançada de anúncios e campanhas no Facebook e Instagram que iniciam conversas no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct
A Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, anunciou o lançamento de solução capaz de ajudar empresas e profissionais de marketing a aproveitarem melhor o potencial da publicidade e das mensagens em redes sociais. Batizado de “Click to Chat Ad Analytics”, o recurso faz uma análise completa de anúncios no Facebook e Instagram, que são convertidos para mensagens de Whatsapp, Messenger ou Instagram Direct. “Assim, as empresas conseguem aperfeiçoar resultados e direcionar melhor o foco de suas campanhas”, assegurou Bárbara Kohut, especialista de produtos da Infobip na América Latina.
Segundo explicou a executiva, “o consumidor pode interagir com uma empresa de diversas maneiras, porém, o Click-to-Chat foi criado para suprir algumas necessidades do mercado, conferindo mais agilidade, como a funcionalidade que com um clique, o cliente pode iniciar uma conversa. Ao pular etapas no momento da primeira interação, como o processo de buscar e salvar o contato da marca, a ferramenta dá ao cliente o poder de tomar a iniciativa na hora de procurar um produto ou serviço”.
Insights mais profundos
Ao mesclar anúncios com o poder das mídias sociais, o novo recurso promete oferecer insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor, além de integração de análises de publicidade e mensagens, o que resulta em melhorias de campanhas baseadas em dados. “Conhecer bem o seu público-alvo por meio de informações consistentes é essencial para melhorar as estratégias de marketing de uma empresa, além de possibilitar uma melhora da relação com o cliente”.
Ela considera que, com o crescimento da preferência dos clientes pelo contato nas redes sociais, investir no uso deste tipo de recurso tornou-se algo essencial para o crescimento das marcas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Infobip, que analisou 449 bilhões de interações em sua plataforma, em 2022 houve um aumento de 73% nas interações de negócios por WhatsApp e de 30 vezes nas interações pelo Instagram. Os números reforçam a necessidade de funcionalidades que permitam às empresas otimizarem suas campanhas integrando esforços de publicidade em redes sociais variadas.
O “Click-to-Chat Ad Analytics” possibilita às empresas criarem campanhas baseadas em anúncios que convidam o público a participar do engajamento por meio do envio de mensagens. Após a configuração do anúncio no gerenciador da rede social escolhida, a empresa conecta o aplicativo de mensagens e assim pode visualizar diversos dados que a ajudarão na criação de futuras campanhas, como experiência pós-compra, histórico de conversões na web ou aplicativo e recuperação de carrinhos abandonados.
Outra funcionalidade da ferramenta também permite que os profissionais de marketing combinem, por exemplo, anúncios do Facebook e Instagram com mensagens do WhatsApp, Instagram Direct e Messenger, para melhorar os níveis de conversões e o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS, em inglês). “Desta forma, as empresas conseguem mensurar melhor seus resultados, manter as estratégias que funcionam, repensar novas formas de reter os consumidores fiéis e atrair novos”, explicou a especialista.
E complementou explicando que o grande diferencial está no oferecimento de uma visão macro em relação a jornada do cliente, que vai da interação com o anúncio até a conversão, detalhando o comportamento do cliente. “É preciso investir em recursos que auxiliem na melhora da experiência do cliente, mas sempre levando em consideração fatores como economia de tempo, praticidade e agilidade tanto para o consumidor quanto para a empresa”.