De acordo com o consultor e sócio da Reisner Consultores, Francisco Reisner, existem 10 mandamentos para que um líder obtenha sucesso na coordenação de suas equipes de operadores a fim de atingir metas e encantar o cliente. São eles:
1. Traduzir para seus liderados, com clareza e objetividade, as metas estabelecidas para o call center e sua relevância para os negócios da organização;
2. Reforçar junto a suas equipes a importância de seu trabalho para a construção da imagem positiva da organização;
3. Estimular suas equipes à consecução das metas;
4. Identificar falhas de desempenho, analisando-as e tratando suas causas, de forma que os erros funcionem como oportunidades de aprendizagem;
5. Dar feedbacks constantes a seus liderados sobre seu desempenho, reconhecendo e enaltecendo os pontos fortes e apontando os aspectos a serem melhorados, com base sempre em situações concretas observadas e com a negociação de alternativas de solução;
6. Estimular, respeitar e valorizar as contribuições de seus liderados;
7. Incentivar a coesão da equipe, a troca de experiências, a participação nas decisões de trabalho e o entrosamento pessoal;
8. Administrar com respeito e empatia os conflitos pessoais e profissionais surgidos na situação de trabalho;
9. Favorecer o comprometimento de cada indivíduo com o sucesso da equipe;
10. Ter sempre em mente que o seu sucesso profissional como líder de equipe só pode ser avaliado por meio dos resultados operacionais de seus liderados.
Francisco Alexandre Reisner é consultor e sócio da Reisner Consultores.