A Altitude realizou, do dia 13 a 16 de abril, a nona edição do ASLUC – Altitude Software Latin Users Conference, com a mensagem central de que todas as empresas devem estar preparadas para entrar na nova era digital e contar com as ferramentas corretas para antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo inovação e novas experiências. “O foco do evento é analisar a inovação, tecnologia e novas formas de comunicar e se relacionar, como um desafio para melhorar a experiência do consumidor atual e futuro”, ressaltou Frederico Dias, presidente da Altitude Software para a América Latina.
Fazendo uma analogia à selva, onde existe um ecossistema de luta pela sobrevivência e, ao mesmo tempo, convivência entre várias espécies, o evento retomou esse ambiente para enviar a mensagem de que hoje vivemos num mundo cada vez mais colaborativo, onde novos modelos de negócios e canais de comunicação têm-se multiplicado e evoluído, sendo necessário a adaptação a este cenário em constante mudança para sobreviver aos novos desafios do mercado.
Realizado em Arraial d´Ajuda, na Bahia, o evento reuniu mais de 100 executivos e especialistas da América Latina, que levaram para casa a experiência de um evento 3.0, com troca de conhecimento, geração de conteúdo e networking. “Uma experiência vende muito melhor do que um produto porque fica na memória, e foi exatamente isso que a Altitude nos proporcionou nessa reunião. A próxima vez que falarmos em Arraial d´Ajuda, certamente nos lembraremos do Asluc”, afirmou Thiago Antônio, CIO da Ituran.
Aprendendo com os Millennials
Um exemplo de empreendedorismo na era da conectividade foram as experiências bem-sucedidas apresentadas por startups, criadas por jovens empresários que já nasceram no mundo digital, e que transformaram ideias inovadoras em negócios. Representantes da Hora do Salão, aplicativo de agendamento online para salão de beleza, Glambox, clube de assinatura de produtos de beleza, e Controly, banco totalmente digital, mostraram aos participantes do Asluc como a transformação digital deu lugar a oportunidades para nichos de mercados, antes tradicionais, e onde a experiência de serviço é o fator mais importante no negócio. “Representantes da geração Millennial trouxeram a mensagem de que a inovação não é o futuro, mas o que você pode fazer hoje, destacando a importância de conhecer novas iniciativas e olhar para quem está ao seu lado como uma aliança para adaptar a experiência do seu cliente”, ressaltou Dias.
Os especialistas concordaram que as empresas devem pensar em novos valores para se adaptar a este novo mundo, onde os líderes digitais são 26% mais bem-sucedidos e rentáveis do que os que não são, e onde o uso de ferramentas tecnológicas, como CRM, Analytics, Internet das Coisas e Omnicanalidade, levam a um serviço muito mais personalizado para otimizar o atendimento ao cliente.
AL, mercado em crescimento
“O mercado da América Latina é responsável por uma grande parte do crescimento do nosso negócio. A corrida para reter clientes nunca foi tão competitiva e complicada e as empresas estão investindo em soluções que fazem a diferença”, afirmou Alfredo Redondo, CEO da Altitude Software. “A rápida adoção da tecnologia, as mudanças no comportamento dos clientes e o aumento da concorrência exercem pressões intensas para a inovação em quase todas as indústrias”.