A experiência do primeiro emprego é um dos grandes desafios na vida dos jovens, afinal, esse é o primeiro contato com o mundo corporativo e suas regras. E para ser bem-sucedido no mercado de trabalho é preciso desenvolver certas competências e tomar alguns cuidados sobre como se comportar no dia a dia. Aproveitando o dia 24 de abril, quando é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, a psicóloga e consultora de carreira Catho, Elen Souza, preparou algumas dicas para quem está ingressando agora no universo profissional.
1. Atente-se ao seu comportamento – As regras da escola são diferentes das do mundo corporativo, por isso, é importante não transferir os mesmos comportamentos do antigo ambiente para o trabalho. Isso implica em observar quais são as regras da empresa, como as pessoas se comportam e como elas se vestem.
2. Observe tudo e todos – Ao entrar em uma empresa é normal ter dúvidas sobre seu funcionamento e as tarefas a serem realizadas. Fique atento a tudo que acontece ao seu redor para aprender,procure se informar sobre o que a empresa desenvolve e como ela faz isso. Observe também as outras áreas, para saber como funciona o fluxo de atividades e funções, isso pode te ajudar a ficar mais seguro nas execuções das atividades diárias.
3. Crie relacionamentos – No início, é normal se sentir um pouco deslocado, mas é importante se relacionar com os colegas. A boa convivência com outros profissionais, em especial com aqueles que inspiram a sua carreira, proporciona conhecimentos valiosos, além de um ambiente de trabalho saudável.
4. Cumpra horários e prazos – Faltar sem motivo justificado ou se atrasar demonstra falta de comprometimento com o trabalho e a empresa. Além disso, os gestores também observam se as entregas estão sendo feitas nos prazos estipulados. Atender a estes quesitos é cultivar uma relação de confiança entre você e a gestão para que novos desafios sejam delegados.
5. Tenha iniciativa – Comunique que está disposto a assumir novas responsabilidades, demonstrando suas competências. É importante estar sempre disposto a aprender algo novo e avisar isso, para que o chefe saiba com quem pode contar. É bom para o seu marketing pessoal e para a empresa.
6. Qualifique-se – A qualificação é importante para o desenvolvimento da carreira. Dados da Pesquisa Salarial da Catho de 2018 mostram que um curso de graduação pode aumentar o salário em até 25% no nível operacional e de assistentes e um MBA em até 47% para profissionais graduados.