A Teclan, desenvolvedora brasileira de tecnologia para call centers e operadoras de telecomunicações, recebeu prêmio no 2009 International Information Innovation Conference. A entrega aconteceu em Edimburgo, na Escócia, e a Teclan esteve representada na conferência e no evento de premiação pelo presidente Claudio Sá.
A premiação reconhece a plataforma Teclan Directory Assistance como a melhor na categoria “Technology Advancement”, com a solução de consulta reversa no serviço 102 do Brasil. A solução permite que usuários do serviço identifiquem o assinante de determinado número de telefone mediante a informação deste número à URA de atendimento. Após informar o número, o usuário recebe a informação, por áudio, do nome e do endereço do assinante. Isto ocorre graças ao uso da plataforma da Teclan com seu sistema de pesquisa aliado ao uso da tecnologia de texto para fala (TTS).
Para a premiação foram avaliados critérios como a necessidade do mercado e a usabilidade do produto; o impacto comercial e os resultados obtidos; a qualidade dos serviços e gestão da performance; além de depoimentos e feedback de clientes das soluções inscritas.