Mercado competitivo em telecomunicações significa melhores contratos de serviços para os call centers, grandes usuários de telefonia. Um novo produto pode mudar esse relacionamento. A Dígitro Tecnologia, fabricante de sistemas de CTI (Computer Telephony Integration), criou um software que consulta as operadoras e descobre qual delas oferece a menor tarifa para as chamadas telefônicas ou transmissão de fax das empresas. Automaticamente, ele encaminha a ligação para a rota de menor custo, sem interferência do operador.
O sistema Rota Econômica, como foi chamado, inclui um software aplicativo baseado no conceito LCR (Least Cost Routing), que fica conectado a central de atualização da Dígitro. Por esta central, a solução coleta os dados atualizados das diversas operadoras e envia para o sistema de cálculo e roteamento das ligações. “Para empresas de telemarketing, ou grandes usuários de ligações interurbanas, o uso das tarifas mais baixas pode representar expressiva economia na hora do balanço”, afirma Fernando Nascimento, coordenador do projeto.
Outra facilidade do produto é a operação simplificada. Solicitada a ligação, o aplicativo apresenta ao cliente uma interface gráfica de discagem rápida que dispensa a inclusão do código da operadora. Assim que a ligação é concluída, o software exibe quais foram as rotas criadas, a operadora escolhida e o cálculo automático do ganho percentual de economia durante a ligação.
Caso o usuário possua um volume de ligações constantes para uma mesma localidade, ele pode optar por uma configuração manual do aplicativo. Para tanto, basta apenas cadastrar a rota, o código de destino da chamada (DDD), e uma rota alternativa, para cada dia da semana (úteis, sábados, domingos, feriados e especiais). Ou optar pela configuração automática que informa apenas o código de destino da chamada (DDD) e a solução gera a rota mais econômica para os diversos dias e horários.