O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Maurício Bastos, CDO da Arezzo&Co

Arezzo&Co consolida ecossistema digital

Atualmente, varejista de moda fatura mais de R$ 1 bilhão nas plataformas online, que já representam mais de 25% das receitas

A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Reserva, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, BAW Clothing, TROC, Vicenza, Paris Texas, além do marketplace ZZ MALL, anunciou a consolidação do seu ecossistema digital. Hoje, a plataforma já representa mais de 25% das receitas, sendo que, em 2014, o faturamento dos canais online era de R$ 43,8 milhões e, agora, esse valor supera a marca de R$ 1 bilhão. Parte do resultado obtido vem da parceria com a Sofist, que permitiu a implementação de uma Cultura de Qualidade, prática que prioriza a excelência em todas as etapas de desenvolvimento de um produto.

Quando a empresa de moda iniciou o processo de digitalização, o foco era primeiro criar uma estrutura completa no ambiente digital e, a partir daí, começar a olhar para setores específicos. Porém, com a participação da consultoria, a qualidade passou a ser tratada de uma forma mais estratégica, o que ajudou o grupo a estabelecer uma plataforma estável, escalável e confiável. “Para a Arezzo&Co, a questão da qualidade é um quesito muito importante. Prova disso é a evolução que estamos conquistando nos últimos anos. Se ficarmos 1 hora sem faturar, dependendo do contexto, além da perda financeira, temos um impacto negativo na reputação da companhia. E a Sofist nos ajudou muito nessa questão, pois fez parte de um processo de amadurecimento digital e desenvolvimento de uma cultura de qualidade”, explica Maurício Bastos, CDO da Arezzo&Co.

O projeto

Em 2014, a Arezzo&Co estava trazendo uma plataforma de e-commerce internacional para o Brasil. Para isso, precisavam testar o produto e garantir uma ótima performance operacional do sistema, visando proporcionar uma excelente experiência aos clientes. Com o objetivo de solucionar essa questão, decidiram por aderir ao One Day Testing, método de testes exclusivo da Sofist, que apoiou na geração de feedbacks de maneira rápida e precisa. Para apoiar a companhia nesse desafio, o CEO da Sofist, Bruno Abreu, se envolveu pessoalmente no projeto. “Foi incrível fazer parte desse movimento estratégico, que demonstrava nitidamente o compromisso do grupo em levar os melhores produtos e serviços para seus clientes”, completa Bruno.

Após essa experiência, as duas empresas seguiram trabalhando juntas. Atualmente, a Sofist contribui para a consolidação e o desenvolvimento das plataformas digitais de todas as 16 marcas e negócios da Arezzo&Co. “É uma parceria que se adapta conforme o desafio. Isso foge do protocolo de uma relação entre cliente e fornecedor. Está muito mais ligado a uma visão estratégica de negócio, que é fazer o que for necessário, sem se limitar a um escopo ou um desenho pré-concebido, resolvendo os problemas de fato”, comenta Maurício.

Com o amadurecimento das práticas em Qualidade de Software, a Arezzo&Co conseguiu conquistar resultados expressivos. O sucesso dos aplicativos móveis da Arezzo&Co é um exemplo disso. Parte fundamental da estratégia da empresa, esses apps representam mais de 50% das receitas nas principais marcas. “Temos campanhas para a geração de downloads e enriquecimento de base,  mas são incomparáveis com outras organizações que investem milhões nisso. Fazemos um trabalho muito mais orgânico em que, vamos investindo conforme crescemos. Sendo assim, nosso foco não é em conseguir downloads, mas isso acontece pela experiência ser muito boa, o que no fim, também nos ajuda a reter nossos clientes”, explica o CDO.

Os efeitos da parceria entre as empresas também contribuíram para o ótimo desempenho da companhia na Black Friday de 2021. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, que analisou a performance dos 15 principais varejistas do Brasil em cada segmento durante o evento, a Arezzo&Co ficou em primeiro lugar nos quesitos de estabilidade e escalabilidade. Para Maurício, isso é fundamental na construção da confiabilidade da marca.  “No livro do presidente da Microsoft, Satya Nadella, ele fala que confiança é igual a consistência x tempo. Ou seja, para formar uma marca, é preciso ser consistente por muito tempo. Isso, no digital, se traduz pela estabilidade. Se você não tem, também não tem a confiança dos clientes”, ressalta Maurício.

A expectativa é que a cultura digital seja cada vez mais abrangente dentro da Arezzo&Co. “Daqui para frente, tudo estará reunido no ambiente digital. Portanto, a parceria com a Sofist será mais forte e mais presente, tornando-se uma parte ainda mais conectada ao negócio. Hoje, pode  parecer que essa questão de testes e qualidade é apenas uma parte do processo, mas na realidade, isso já está integrado com todos os segmentos do trabalho”, conclui o CDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima