Maioria dos participantes sequer podem imaginar mais de um fim de semana longe do aparelho
A Sinch realizou uma pesquisa na área de telefonia móvel, com base em dados captados em plataformas de serviço ao consumidor na nuvem, que mostra que os telefones celulares são, de fato, vitais para nossas vidas: quase 72% dos participantes sequer podem imaginar mais de um fim de semana longe do aparelho, enquanto aproximadamente um quarto (23%) acreditam que conseguiram suportar por uma hora, no máximo. O estudo aponta que esses dispositivos móveis continuarão sendo o meio ideal para se comunicar com amigos, familiares e empresas nos próximos 50 anos ou mais. Além disso, os consumidores estão mais dispostos a desistir da academia (41%), TV (25% dos millennials) ou mesmo de sexo (22% dos entrevistados da Geração Z) do que de seus telefones celulares.
Quando questionadas sobre possíveis novidades, em 2073, que poderiam complementar as tecnologias de texto, bate-papo, e-mail e voz, 38% das pessoas preveem que a maioria das comunicações ocorrerá no metaverso ou nos mundos virtuais; 28% esperam que os implantes móveis que se conectam à internet compartilhem pensamentos; 25% usarão realidade aumentada; e, por fim, 34% sentem que continuaremos também a usar mensagens de texto.
O estudo revelou ainda que os consumidores preferem se comunicar com as empresas da mesma forma que fazem com seus amigos, por meio de conversas fluidas em vários canais. As mensagens de texto foram classificadas pelos entrevistados como sua maneira favorita de conversar com uma empresa, seguidas de perto por chamadas de voz e e-mail. No entanto, 36% dizem que as mensagens de texto de negócios são muito impessoais, e 1 em cada 4 fica frustrado quando não pode responder a uma mensagem de texto de negócios. Os resultados vêm de uma pesquisa on-line realizada pela ResearchScape, com 1.076 entrevistados.