Rede de franquias já conta com mais de 95% da sua rede credenciada ao modelo híbrido do Clique & Retire
O Boticário anunciou que acaba de concluir a maior expansão da história do grupo, conectando sua rede de franquias ao e-commerce. A marca passou a ter mais de 4.100 pontos de venda omnichannel, com mais de 95% das lojas operando na modalidade “Clique & Retire” — opção que permite a retirada em loja física do pedido feito on-line em até um dia útil e sem custo de frete. “Essa expansão traz impacto significativo nas cinco regiões do país, cada uma com sua relevância e singularidade, aumentando o número de lojas por praça e as cidades em operação, permitindo redução do prazo e do custo de entrega médio da região em mais de 50%”, assegurou Lívia Masiero, diretora de e-commerce do Grupo Boticário.
A marca teve um incremento de 850 novas cidades atendidas pela modalidade, o que representou um crescimento de 120% na abrangência se comparado com o cenário anterior. Em todas as regiões, há a possibilidade de retirada de pedidos em até 1 dia útil, o que se destaca ainda mais em algumas regiões como Norte, Nordeste e interior de alguns estados, onde a malha logística possui maior complexidade, garantindo competitividade estratégica para a empresa. “Hoje, o serviço está consolidado e atende diversos perfis de consumidores, desde aqueles que precisam dos produtos de forma rápida, os que não abrem mão de ter o contato físico e a experiência em loja, até aqueles que buscam a modalidade pela comodidade de estar próximo à alguma loja e sem precisar pagar pelo frete”, afirmou Lívia.
Fidelização crescente
De acordo com a executiva, “o Clique & Retire, que começou a ser operado em 2018, chegou com a proposta de trazer inovação e agilidade aos consumidores, uma rápida resposta aos novos hábitos de consumo e necessidades do mercado mundial. Em 2020, a pandemia acelerou as compras on-line e o e-commerce passou a ser um dos canais de maior crescimento no Grupo Boticário, o que resultou na aceleração dos modelos de vendas digitais e da omnicanalidade”.
A marca se encontra nas 27 capitais do país operando a modalidade. “Em São Paulo, praça de maior relevância no e-commerce, operamos com o maior número de lojas com a modalidade de retirada ativa, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Graças aos avanços da omnicanalidade no grupo, os pedidos do e-commerce deste ano já tiveram uma redução média de 30% no prazo de disponibilização aos consumidores vs 2021. O Clique & Retire contribui ainda para a fidelização do cliente e tem impacto positivo na satisfação do cliente. “As lojas recebem novos clientes que antes compravam apenas pelo e-commerce e, com a experiência positiva, passam a ser novos clientes da loja física também.”, complementou Lívia.