A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções de inteligência, TI e telecom, está dando novos passos no processo de internacionalização, com o fortalecimento da presença em nove países da América Latina, além de Moçambique, no continente africano. A expectativa é fechar o ano com crescimento de 25% nesses mercados. Para isso, dentro dos planos ainda para 2013, a Dígitro prevê a criação de outras empresas latino-americanas sob seu controle, com investimento em equipes locais, movimentação de pessoal técnico e comercial, transferência de tecnologia, iniciativas de marketing e instalações físicas.
Desde o início do ano passado, a Dígitro já controla uma empresa no Peru e segue ampliando a base instalada junto a clientes de toda a região, por meio de parceiros de negócios com atuação nos vários países. Na operação peruana, a Dígitro investiu também na montagem de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia. É a partir dele que a empresa vem realizando a adaptação dos produtos para usuários de língua espanhola e operando as mudanças necessárias para adequar o portfólio às condições de estrutura técnica e marcos regulatórios dos diferentes mercados.
“Nossa prioridade, por enquanto, é crescer nos segmentos já conquistados e adaptar cada vez mais nossos produtos às peculiaridades técnicas, culturais e econômicas desses mercados distantes”, conta Luiz Augusto Pereira Martins, vice-presidente comercial e de negócios internacionais da Dígitro. Em relação a presença da empresa na África, o executivo conta que é lastreada por integradores locais e deve continuar assim ao longo dos próximos anos. “Nossa intenção, no médio prazo, é concentrar esforços em países de língua portuguesa e espanhola”, conclui Martins.