Uma grande mudança na forma das empresas se relacionarem com os clientes deve ter início esse ano. Com a solidificação dos canais digitais, as empresas passaram a engajar os formadores de opinião no produto, nas características do produto, no design do produto e, cada vez mais, interagir em blogs e comunidades para que o produto seja cada vez mais reconhecido e aceito, segundo Guilherme Porto, CEO da Plusoft. “Esse é um primeiro degrau de uma mudança que deve ocorrer nos próximos quatro ou cinco anos, de uma forma gradativa, mas representando uma nova forma de vender e engajar pessoas”, avalia. Até por isso, o executivo conta que a Plusoft deve em 2013 continuar evoluindo em ferramentas e principalmente na venda de consultoria estratégica, apoiando as empresas em como atuar nos canais digitais. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, Porto fala mais sobre o assunto.
Callcenter.inf.br – Quais devem ser as tendências do mercado em 2013?
Porto: Para 2013, a tendência é que os canais digitais sejam efetivamente considerados pelas organizações. Hoje, quando o cliente liga no canal de voz, ele tem a opinião da própria empresa, quando ele escuta um comentário e ele interage na mídia social ou busca informações num fórum de usuários, ele tem uma opinião de quem usa o produto. Isso vem fazendo cada vez mais a diferença e vai fazer com que as empresas passem a atuar engajando esses formadores de opinião no produto, nas características do produto, no design do produto e, cada vez mais, apoiar o estes fóruns e formadores de opinião, interagindo em blogs e comunidades para que o produto seja cada vez mais reconhecido e aceito. Esse é um primeiro degrau de uma mudança que deve ocorrer nos próximos quatro ou cinco anos, de uma forma gradativa, mas representando uma nova forma de vender e engajar pessoas.
Qual deve ser o grande desafio das empresas?
Saber como atuar na mídia digital e saber como se relacionar com o cliente de forma construtiva nesses canais.
Quais os planos da Plusoft para esse ano?
Trabalhamos em 2012 e vamos continuar esse ano evoluindo em ferramentas e principalmente na venda de consultoria estratégica, apoiando as empresas em como atuar nos canais digitais e como interagir com o consumidor/cliente nos canais digitais. Então, o aspecto consultivo vai ser estratégico para a Plusoft em 2013, associado a uma nova etapa da empresa, que traz uma linha muito grande de soluções digitais que apoiam a interação via mídia social.