Home office avança no Brasil

Uma tendência de grandes metrópoles ao redor do mundo, o home office parece ter chegado ao Brasil no último ano. Isso porque 37,2% dos respondentes da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho dizem fazer home office em algum momento, enquanto 62,8% não costumam cumprir a jornada de trabalho de casa em momento algum.
Embora o percentual de trabalhadores que fazem home office em algum momento seja relativamente grande, a quantidade da modalidade ainda é bastante distribuída e a maioria faz poucas vezes. Daqueles que fazem home office, 37,8% trabalham de casa de 1 a 2 vezes por semana, 34,7% fazem menos de 1 dia por semana, 16% mais de 3 e 11,6% de 2 a 3 vezes.
Quando se olha os números por porte de empresas, fica claro que a cultura de home office está mais inserida em empresas maiores. A quantidade de pessoas que afirmam trabalhar de casa em algum momento diminui gradativamente conforme o porte da empresa. Para as grandes, são 39,9% (sim) e 60,1% (não), enquanto para as micro o cenário é de 34% (sim) e 66% (não).
“Principalmente em grandes cidades, onde o trânsito intenso é uma realidade, o home office aparece como uma modalidade benéfica para empresas e profissionais. A casa do trabalhador jamais substituirá a empresa física, porém, a boa distribuição entre dias trabalhando de casa e na empresa pode auxiliar na melhora da gestão do tempo e, consequentemente, no rendimento do profissional”, afirma Fabrício Kuriki, coordenador de pesquisa e estratégia da Catho.

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