Numa certa tarde em uma loja de departamentos, o supervisor comercial chama um vendedor que estava em seu primeiro dia de trabalho para uma conversa.
E, então sr. Marcos, como foi seu primeiro dia?, perguntou o supervisor ao vendedor.
– Acho que foi bom, vendi R$ 800.000,00! – respondeu.
Nesta hora o supervisor arregalou os olhos e quase tendo um ataque do coração perguntou: – R$ 800 mil, como conseguiu isso? Nossos vendedores no máximo conseguem R$ 5.000 mil no dia e, logo no primeiro dia o senhor vendeu R$ 800 mil. Em que setor você ficou?
– Eu estava no setor de Náutica & Pesca. Vendi um kit completo, com jogos de azóis, iscas artificiais, varas, etc… Como o cliente não tinha onde carregar tudo, vendi um conjunto de mala de pesca, inclusive as roupas para pescarias. – justificou o vendedor.
A cada momento o supervisor ficava mais impressionado, a ponto de não conseguir nem articular palavras.
– Ele me disse que não tinha como carregar tudo aquilo, então eu vendi para ele um S10 – cabine estendida, toda equipada com SOM, DVD, GPS e a coleção de filmes do Walt Disney para as crianças não incomodarem na viagem. – continuou.
– Como? – perguntou o supervisor, que a essa altura já estava paralisado, derrubando toda a água do copo em sua mão.
– O cliente me disse que nunca tinha pescado em alto mar e que tinha um sonho de fazê-lo, então, vendi para ele uma lancha de pesca de 250 pés e motor Yamanha de 750 CV. – prosseguiu o vendedor.
– O cliente veio aqui na loja para comprar tudo isto?- questionou o supervisor.
– Não, eu estava na porta da loja, quando um senhor entrou e perguntou onde era a farmácia mais próxima. Ele precisava comprar absorvente para sua esposa. Então eu disse para ele: Como seu fim de semana furou, que tal uma pescaria? – respondeu o vendedor.
Conhecer as necessidades e desejos de seus clientes é a chave do sucesso! Muitas vezes, na ânsia de “tirar o pedido”, os vendedores se esquecem de que clientes têm mais de uma necessidade e que se bem identificadas e abordadas a venda será muito melhor – e o cliente se sentirá muito melhor atendido.
Lembre-se: O mundo é um mar de oportunidades, mas, você precisa saber nadar.
Deixe um comentário
QUE TAL UMA PESCARIA?
Numa certa tarde em uma loja de departamentos, o supervisor comercial chama para uma conversa um vendedor que iniciava seu primeiro dia de trabalho.
Supervisor – E aí Sr. Marcos, como foi seu primeiro dia?
Vendedor – Acho que foi bom, vendi R$ 800.000,00!
Supervisor – (Nesta hora arregalou os olhos e quase tendo um ataque do coração): R$ 800 mil, como o sr. conseguiu isto?
– Nossos vendedores no máximo conseguem R$ 5.000,00 no dia?e o Sr. no primeiro dia conseguiu R$ 800.000,00. Em que setor você ficou?
Vendedor – Eu estava no setor de Nautica & Pesca
– Vendi um kit de completo de pesca, toda a “traia”, jogos de azóis, iscas artificiais;
– Como o cliente não tinha onde carregar tudo, vendi um conjunto de mala de pesca, inclusive as roupas para pescarias…
O Supervisor ficava a cada momento mais impressionado, não conseguia nem articular palavras.
Vendedor – Aí ele me disse que não tinha como carregar tudo isto!
– Então eu vendi para ele um S10 – cabine extendida, toda equipada com SOM, DVD, GPS e a coleção de filmes do Walt Disney para as crianças não incomodarem na viagem…
Nisto o Supervisor, já estava paralizado derrubando toda a agua do copo em sua mão.
Vendedor – O cliente então me disse que nunca tinha pescado em alto mar e que tinha um sonho de fazê-lo, então, vendi para ele uma lancha de pesca de 250 pés e motor Yamanha de 750 CV…
Supervisor – O cliente veio aqui na loja para comprar tudo isto?
Vendedor – NÃO, como te disse no início, eu estava na porta da loja, quando um senhor entrou e perguntou onde era a farmácia mais próxima. Ele precisava comprar MODESS para sua esposa…
– Então eu disse para ele; Como seu fim de semana furou, QUE TAL UMA PESCARIA?
Conhecer as necessidades e desejos de seus clientes é a chave do sucesso!
Se dirigir não beba!
FALANDO SÉRIO;
O mundo é um MAR DE OPORTUNIDADES, MAS VOCÊ PRECISA SABER NADAR!
Simplesmente FANTASTICO!!!!
Há uma série de variáveis que precisam ser contempladas, mas se não estivermos atentos e a postos, perdemos o “bonde”.
Mazza, seus artigos são excelentes.
Um abraço,
Eleni Adami
Oi Mazza! Adorei a história!
Já conhecia esta “história” é a do meu primo. Ele nunca recebeu um treinamento de venda por estes “Doutores” do marketing.
Um abraço.
Oi Mazza, tudo bem? Sou a Monica Salles, Ex-Comunicação Syngenta, lembra-se? Muito boa essa anedota da pescaria, coloquei no meu twitter. Por onde vc anda? Beijo grande!
MAzza
fantastico insight! Saber nadar é o grande desafio de uma grande organização, aliás enisnar centenas de vendadores nadarem de forma sincronizada é o sgredo do sucesso.
Abraço