Que tal uma pescaria?

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Numa certa tarde em uma loja de departamentos, o supervisor comercial chama um vendedor que estava em seu primeiro dia de trabalho para uma conversa.
 
 E, então sr. Marcos, como foi seu primeiro dia?, perguntou o supervisor ao vendedor.
– Acho que foi bom, vendi R$ 800.000,00! – respondeu.
 
Nesta hora o supervisor arregalou os olhos e quase tendo um ataque do coração perguntou: – R$ 800 mil, como conseguiu isso?  Nossos vendedores no máximo conseguem R$ 5.000 mil no dia e, logo no primeiro dia o senhor vendeu R$ 800 mil. Em que setor você ficou?
 
 – Eu estava no setor de Náutica & Pesca. Vendi um kit completo, com jogos de azóis, iscas artificiais, varas, etc… Como o cliente não tinha onde carregar tudo, vendi um conjunto de mala de pesca, inclusive as roupas para pescarias. – justificou o vendedor.
 
A cada momento o supervisor ficava mais impressionado, a ponto de não conseguir nem articular palavras.
 
– Ele me disse que não tinha como carregar tudo aquilo, então eu vendi para ele um S10 – cabine estendida, toda equipada com SOM, DVD, GPS e a coleção de filmes do Walt Disney para as crianças não incomodarem na viagem. – continuou.
 
– Como? – perguntou o supervisor, que a essa altura já estava paralisado, derrubando toda a água do copo em sua mão.
 
– O cliente me disse que nunca tinha pescado em alto mar e que tinha um sonho de fazê-lo, então, vendi para ele uma lancha de pesca de 250 pés e motor Yamanha de 750 CV. – prosseguiu o vendedor.
 
– O cliente veio aqui na loja para comprar tudo isto?- questionou o supervisor.
 
– Não, eu estava na porta da loja, quando um senhor entrou e perguntou onde era a farmácia mais próxima. Ele precisava comprar absorvente para sua esposa.  Então eu disse para ele: Como seu fim de semana furou, que tal uma pescaria? – respondeu o vendedor.
  
Conhecer as necessidades e desejos de seus clientes é a chave do sucesso! Muitas vezes, na ânsia de “tirar o pedido”, os vendedores se esquecem de que clientes têm mais de uma necessidade e que se bem identificadas e abordadas a venda será muito melhor – e o cliente se sentirá muito melhor atendido.
 
Lembre-se: O mundo é um mar de oportunidades, mas, você precisa saber nadar.

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