O uso cada vez mais recorrente do coaching está ligado aos diversos resultados que ele tem proporcionado às empresas. Além de potenciar o desempenho dos funcionários e colaboradores, o processo auxilia setores fundamentais de qualquer organização, como a comunicação e o financeiro, segundo Sulivan França, presidente da SLA Coaching, Sociedade Latino Americana de Coaching.
Ele explica que o processo de coaching, quando aplicado em uma corporação, se dá a partir de uma análise de competências. Após esta avaliação, o processo segue com foco no desenvolvimento das capacitações específicas. “Vale ressaltar que estas mesmas competências devem estar diretamente alinhadas com o planejamento estratégico da organização da qual o colaborador faz parte”, explica.
França afirma também que, para que o processo seja bem sucedido, é importante que não apenas o corpo diretivo conte com o auxílio de um coach, mas sim todos os níveis da empresa. “Assim o objetivo de disseminar a cultura de coaching torna-se mais exequível, formando um ambiente de parceria e ganha ganha, tanto para a organização quanto para o colaborador”, esclarece.
O presidente da SLA Coaching aproveita para listar os resultados que o coaching pode trazer para empresas:
– Desenvolvimento de competências dos colaboradores;
– Colaboradores mais comprometidos e focados na solução;
– Redução nos índices de retrabalho;
– Diminuição no nível de stress;
– Melhora na comunicação;
– Aumento no faturamento.